Geral

Morre ao 100 anos, João Havelange, ex-presidente da Fifa

Da Redação ·
João Havelange estava internado para tratar uma pneumonia. Foto: Divulgação
João Havelange estava internado para tratar uma pneumonia. Foto: Divulgação

Morreu na manhã desta terça-feira (16/08), aos 100 anos, o ex-presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e ex-atleta olímpico, João Havelange. Ele estava internado para tratamento de pneumonia no Hospital Samaritano, em Botafogo, no Rio de Janeiro.

continua após publicidade

No ano passado ele já havia sido internado em decorrência de problemas pulmonares.

TRAJETÓRIA
Jean-Marie Faustin Goedefroid de Havelange é filho de um belga que morava no Brasil e comercializava armas. Antes de ser conhecido como presidente da Fifa, ele atuou em vários ramos do esporte, inclusive tendo começado a sua trajetória como um atleta de sucesso.

continua após publicidade

Desde criança, Havelange praticou vários esportes pelo Fluminense, inclusive futebol, mas foi nas piscinas que ele mais se destacou. Competiu nas provas de natação na Olimpíada de 1936, em Berlim, e no pólo aquático nos Jogos de 1952, em Helsinque. Foi medalha de prata com o time de pólo no Pan-Americano de 1955.

Havelange foi eleito presidente da Fifa em 1974, entrando no lugar do inglês Sir Stanley Rous. Ele ficou no cargo mais até 1998, quando foi substituído pelo suíço Joseph Blatter, que só saiu após a série de denúncias de corrupção na entidade que causou a prisão de dirigentes – inclusive o brasileiro José Maria Marin.