Geral

Sorotipo 1 do vírus da dengue ainda preocupa ministério

Da Redação ·

Apesar da confirmação do isolamento do vírus 4 da dengue no País, que não era detectado oficialmente nos últimos 28 anos, é o sorotipo 1 que preocupa a curto prazo, pois é ele o causador da epidemia atual em 13 Estados brasileiros. Segundo o último informe sobre dengue do Ministério da Saúde, do mês passado, a reemergência do vírus 1 causou a alta incidência da doença em Estados como Acre, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia e Roraima e ameaça o Rio de Janeiro, o Espírito Santo, o Amapá e a Bahia, onde começou a chegar.

continua após publicidade

De acordo com a pasta, esses últimos Estados "já evidenciaram alteração no padrão de circulação viral, com aumento de isolamentos positivos para o sorotipo DEN-1, reforçando a necessidade de alerta dos sistemas de vigilância para a possibilidade de aumento da transmissão".

continua após publicidade

Todas as vezes em que há "troca" do vírus predominante, ou um novo vírus, há risco de epidemias porque parte da população não está imune a ele. Além disso, casos graves podem aumentar porque estão relacionados a sucessivas infecções por diferentes vírus da doença.

O País registrou até agora 788.809 casos de dengue, um aumento de 159% em relação a 2009, com 367 óbitos (crescimento de 68%), mas há tendência de redução de registros nos oito municípios que concentram quase um terço das notificações. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.