Geral

Cientistas descobrem nova espécie que deu origem ao ser humano

Da Redação ·
Os pesquisadores acreditam que tenha existido, na região das ilhas Andam, que pertencem à Índia, um ancestral humano até agora desconhecido.  Imagem: Finchfocus/Shutterstock.com
Os pesquisadores acreditam que tenha existido, na região das ilhas Andam, que pertencem à Índia, um ancestral humano até agora desconhecido. Imagem: Finchfocus/Shutterstock.com

Uma pesquisa publicada na revista Nature Genetics revela que uma nova espécie que deu origem ao ser humano. A descoberta aconteceu durante análise do DNA de nativos das ilhas Andaman, no Sudeste da Ásia. Cientistas identificaram genes totalmente desconhecidos até então.

continua após publicidade

Conforme publicado pelo site History, nesta segunda-feira (01/08). os especialistas analisaram sequências de DNA de 10 indivíduos andamaneses e os comparamos com 60 indivíduos do continente e com bancos de dados públicos. As populações do Sul e Sudeste da Ásia apresentam traços no DNA que não são encontrados em nenhum outro humano até hoje.

Essa descoberta leva os pesquisadores a concluírem que, além dos ancestrais já conhecidos que deram origem ao Homo erectus, poder ter existido outro que transmitiu seus genes aos povos das ilhas Andaman. (Fonte: iflscience.com e nature.com)

continua após publicidade

Outras descobertas ocorreram nos últimos anos. Em 2010, pesquisas revelaram o homem de Denisova, uma possível espécie de hominídeo localizada na caverna de Denisova, na Sibéria. A análise de DNA provou que este também foi um ancestral nosso.