Geral

Papa Francisco cai durante missa em santuário na Polônia

Da Redação ·
A queda sem gravidade enquanto se dirigia ao altar para celebrar uma missa (Foto: Gregorio Borgia/AP)
A queda sem gravidade enquanto se dirigia ao altar para celebrar uma missa (Foto: Gregorio Borgia/AP)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O papa Francisco caiu durante uma missa no santuário de Jasna Gora, em Czestochowa, na Polônia, nesta quinta-feira (28). A celebração reuniu dezenas de milhares de pessoas, segundo a Associated Press. Ele foi ajudado a se levantar pelos sacerdotes que o acompanhavam e não se machucou.

continua após publicidade

A missa celebrava os 1050 anos de catolicismo polonês, com o batismo do rei, que distanciou o país do cristianismo ortodoxo. O santuário fica a cerca de 100 quilômetros de Cracóvia.

Durante a homília, falada em italiano e traduzida para o polonês, o pontífice citou dois santos locais: a Santa Faustina e o papa João Paulo 2º, morto em 2005.

continua após publicidade

Ele também pediu que os poloneses permaneçam unidos frente a questões como a migração, especialmente daqueles que não são cristãos.

Durante a viagem à Polônia, o papa disse a repórteres que "o mundo está em guerra", numa referência aos recentes ataques como o que matou um religioso na França, nesta terça. Ele destacou que não se trata de uma batalha religiosa, mas de dominação de povos e de interesses econômicos.

O pontífice está no leste europeu para participar da Jornada Mundial da Juventude, evento católico que acontece a cada três anos. A última edição foi em 2013, no Rio de Janeiro.