Geral

Definidos os primeiros medalhistas dos Jogos Universitários do Paraná

Da Redação ·
No masculino, a UEM enfrentou a Unicesumar e mostraram que, mesmo morando a quilômetros da praia, sabem muito bem o que estão fazendo. Foto: Assessoria
No masculino, a UEM enfrentou a Unicesumar e mostraram que, mesmo morando a quilômetros da praia, sabem muito bem o que estão fazendo. Foto: Assessoria

Os primeiros campeões da 56ª edição dos Jogos Universitários do Paraná, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, foram definidos neste domingo (24). Tênis, judô, badminton, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez já têm seus representantes para a etapa nacional da competição, que acontece na cidade de Cuiabá, em novembro.Participam 19 instituições de ensino superior e 1.200 atletas.

continua após publicidade

A atual campeã geral é a Universidade Federal do Paraná. Os Jogos Universitários do Paraná são organizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e do Turismo, em conjunto com a Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU) e apoio da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Os JUPs começaram sexta-feira (22) e prosseguem até esta quinta-feira (28).

NATAÇÃO - A Pontifícia Universidade do Paraná dominou e levou 42 medalhas ao total. A Universidade Estadual de Maringá (UEM), ficou em segundo na classificação geral, com 22 medalhas, seguida da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), de Cascavel, em terceiro lugar, com 14 medalhas. Em seguida ficaram a Unipar, de Cianorte, com nove medalhas; a Unicuritiba, de Curitiba, com sete; a Unicesumar, de Maringá, com seis; a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com 3, e a Universidade Positivo, de Curitiba, com duas medalhas.

continua após publicidade

TÊNIS DE CAMPO - A disputa de primeiro lugar foi entre Ana Gabriela da UEM, e Victoria da Unicuritiba. Por 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 6/0, Ana Gabriela é a grande campeão do tênis garantindo uma vaga para o brasileiro. No Masculino, Murilo, estudante de Direito e William, estudante de Educação Física, ambos da Unicesumar, fizeram uma disputa caseira. Os meninos treinam juntos e se conhecem bem, mas desta vem que levou a melhor foi Murilo que venceu por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/0. 

TÊNIS DE MESA - Na categoria individual masculina deste domingo ficou por conta do atleta Guilherme Gondo, da PUC-PR, de Curitiba, seguido dos atletas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Kevin de Oliveira (2º) e Pedro Tusseti (3º). Os dois primeiros lugares ficaram foram conquistados por Raquel Bittencourt e Diana Tie Aoki, ambas da UFPR, e o terceiro lugar ficou com Isabelle Nedilha Okuma, da UEPG.XADREZ - O rei e a rainha do xadrez precisaram queimar bastante a cabeça para levar o título. Henrique Nemeth Junior, estudante da UFPR/Curitiba, levou a melhor entre os rapazes; e Amanda Piveta Schnepper, atleta da UEPG, ficou com coroa entre as meninas.

VÔLEI DE PRAIA - No masculino, a UEM enfrentou a Unicesumar e mostraram que, mesmo morando a quilômetros da praia, sabem muito bem o que estão fazendo. As duas duplas demonstraram alto nível e fizeram um jogo de tirar o fôlego. Belas defesas e belos bloqueios marcaram a partida. No primeiro set, equilíbrio do começo ao fim. Ponto lá, ponto cá. Vantagem de no máximo dois pontos. A UEM levou o primeiro set por 21 x19. O segundo set não foi diferente e o placar final de 22 x 20, já dá uma ideia da adrenalina dessa final. Fim de jogo e a UEM levou o ouro para Maringá.No feminino, Unicesumar, de Maringá e Inspirar, de Curitiba se enfrentaram mais uma vez. No sábado as meninas haviam jogado e Inspirar levou a melhor e na final não foi diferente, as curitibanas deram o sangue e com a ajuda da torcida especial do time de vôlei de quadra, que fizeram a festa e invadiram a quadra após o último ponto, as meninas garantiram o ouro após vencer por 2 sets a 0, com parciais de 21 x 13 e 21 x 09.

BADMINTON - Os resultados eram previsíveis: o atleta da Unipar, Alisson Vasconcellos, levou o primeiro lugar, seguido do também destaque Rodolfo Salles, que levou o segundo lugar. O terceiro lugar foi resultado de uma disputa entre Matheus Dias, UEPG, e Bruno Nicolau Cerine da Cruz, UEM. Matheus Dias, ficou com bronze. Na categoria feminina, as finais ficaram por conta de Loani Istchuk, Unicesumar/Maringá, e de Cristiane Panarotto, Unipar, e Loani levou o ouro. O bronze foi disputado entre Kassiana Vitoriano da Silva UEPG e Alana Levandoski de Campos, e Kassiana venceu.