MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

PIB da Venezuela cai 3,3% depois de cinco anos de crescimento

Depois de cinco anos consecutivos de crescimento econômico, a economia da Venezuela se contraiu 3,3% em 2009, de acordo com cifras do Banco Central do país (BCV) anunciadas nesta terça-feira, superando a estimativa inicial do governo que previa uma con

Da Redação

·
 A moeda venezuelana foi desvalorizada por Chávez neste ano
Icone Camera Foto por BBC - Brasil
A moeda venezuelana foi desvalorizada por Chávez neste ano
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.03.2010, 08:56:00 Editado em 27.04.2020, 21:05:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Depois de cinco anos consecutivos de crescimento econômico, a economia da Venezuela se contraiu 3,3% em 2009, de acordo com cifras do Banco Central do país (BCV) anunciadas nesta terça-feira, superando a estimativa inicial do governo que previa uma contração de 2,9%.

continua após publicidade

A recuperação dos preços do petróleo e a expansão de investimentos no setor produtivo aplicadas a partir do segundo semestre não evitaram a contração de 5,8% do PIB (Produto Interno Bruno) no quarto trimestre de 2009.

Segundo o BCV, o impacto da crise financeira internacional na produção petrolífera foi o principal fator que provocou a primeira recessão no país desde 2003, quando a crise política e o locaute na estatal petroleira levaram a uma queda de 7,7% do PIB.

continua após publicidade

A instituição financeira também responsabilizou o corte de produção petrolífera acordado pelos países da Opep (Organização de Países Exportadores de Petróleo) como um dos fatores da queda do PIB.

Segundo dados oficiais, a Venezuela se comprometeu em reduzir 364 mil barris diários de sua produção, deixando sua produção do ano passado em cerca de 3 milhões de barris de petróleo diários.

De acordo com o BCV este corte e a queda nos preços do setor - responsável por 92% das divisas que ingressam ao país - provocou uma queda de 7,2% no PIB petroleiro.

continua após publicidade

Recuperação

Por outro lado, o setor não-petroleiro registrou alta de 6,1% em 2009, segundo o BCV. Comércio, água e eletricidade foram os setores que mais cresceram no ano da crise.

O governo prevê reverter a tendência negativa para 2010, com uma pequena alta de 0,5% no PIB.

continua após publicidade

Em meio à uma crise energética que pode afetar a produção da indústria e comércio, analistas econômicos são mais pessimistas e prevêm mais um ano de recessão para a economia venezuelana - quinto maior exportador mundial de petróleo.

Devido à seca que tem afetado o sistema hidrelétrico, responsável pela geração de 70% de toda a energia da Venezuela, no mês passado, o governo decretou estado de emergência elétrica e institui um plano de racionamento que obriga as indústrias e comércios a economizarem 20% de eletricidade.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "PIB da Venezuela cai 3,3% depois de cinco anos de crescimento"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!