MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Mortes de civis no Afeganistão aumentam 21% em 2010

Ao menos 1.271 civis morreram por conta do conflito no Afeganistão nos seis primeiros meses do 2010, informou nesta terça-feira (10) a missão da ONU no Afeganistão (Unama), que responsabilizou os insurgentes pela maioria das mortes.   O número repr

Da Redação

·
 Soldados afegãos e canadenses passam por crianças durante patrulha no vilarejo de Bazaar e Panjwaii, no Afeganistão, nesta terça-feira (10)
Icone Camera Foto por Bob Strong/10.08.2010/Reuters
Soldados afegãos e canadenses passam por crianças durante patrulha no vilarejo de Bazaar e Panjwaii, no Afeganistão, nesta terça-feira (10)
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.08.2010, 07:42:00 Editado em 27.04.2020, 20:58:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Ao menos 1.271 civis morreram por conta do conflito no Afeganistão nos seis primeiros meses do 2010, informou nesta terça-feira (10) a missão da ONU no Afeganistão (Unama), que responsabilizou os insurgentes pela maioria das mortes.

continua após publicidade

O número representa aumento de 21% em relação ao primeiro semestre de 2009 - quando morreram 1.054 pessoas -, e de 55% em comparação com esse mesmo período de 2008, segundo dados do Relatório Semestral sobre Proteção de Civis em Conflito Armado da Unama, apresentado nesta terça-feira.

continua após publicidade

Com a soma de mortos e feridos, o primeiro semestre de 2010 deixou um total de 3.268 vítimas civis, aumento de 31% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

continua após publicidade

A Unama atribuiu 72% das mortes de civis (920 no total) aos insurgentes do Taleban "e outros elementos anti-governamentais", principalmente devido aos ataques com artefatos explosivos, atentados suicidas e execuções.

De acordo com o enviado das Nações Unidas ao Afeganistão, Staffan de Mistura, a população do Afeganistão se sente cada vez mais como alvo da violência.

continua após publicidade

- A tendência crescente de (cometer) assassinatos e execuções reforçou a percepção dos civis afegãos que estão se convertendo cada vez mais em um objetivo principal neste período de conflito.

continua após publicidade

As tropas estrangeiras e as forças de segurança afegãs causaram as mortes de 223 civis, o que representa uma queda de 29% em comparação com dados do primeiro semestre de 2009, fato que a Unama atribuiu à aplicação progressiva das direções táticas das forças da ONU para reduzir as baixas entre a população.

continua após publicidade

"Os seis primeiros meses de 2010 desenharam um panorama cru e sombrio para os civis afetados pelo conflito", explica no relatório a organização, que não soube atribuir a autoria das 128 mortes restantes (quase 10% do total).

Os números divulgados nesta terça pela missão da ONU são superiores aos da organização independente Afghanistan Rights Monitor (ARM), que no último dia 12 de julho estimou em 1.074 os civis mortos no primeiro semestre pelo conflito afegão.

Além disso, outra organização, a Comissão Independente de Direitos Humanos do Afeganistão (AIHRC, na sigla em inglês) afirmou no último domingo (8) que nos sete primeiros meses do ano morreram 1.325 civis, aumento de 5,8% em relação a seus dados do mesmo período de 2009.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Mortes de civis no Afeganistão aumentam 21% em 2010"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!