Geral

Inscrições para o Enem começam nesta segunda-feira

Da Redação ·
Nesta segunda (9), a partir das 10h (horário de Brasília), começam as inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) - Arquivo/Imagem ilustrativa
Nesta segunda (9), a partir das 10h (horário de Brasília), começam as inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) - Arquivo/Imagem ilustrativa

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Nesta segunda (9), a partir das 10h (horário de Brasília), começam as inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O candidato deve inscrever-se exclusivamente pela internet no site do Enem (http://enem.inep.gov.br/dicas.html) até às 23h59 de 20/5.
É necessário informar o número do CPF, do documento de identidade e um endereço de e-mail.
A taxa de inscrição é de R$ 68 e poderá ser paga em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios até 25/5. Os estudantes matriculados na rede pública que concluirão o ensino médio em 2016 têm direito à isenção da tarifa.
Dividido em duas etapas, o exame será aplicado em 5 e 6 de novembro. São quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação.
No primeiro dia, o exame terá 4h30 de duração e contemplará Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).
Já o segundo dia, com 5h30 de duração, será dedicado a Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), redação e Matemática e suas Tecnologias. Nas duas datas, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília).
SIMULADO
Até às 20h deste domingo (8), O MEC (Ministério da Educação) realiza um simulado do Enem. A prova pode ser feita por qualquer interessado no site "Hora do Enem".
O simulado já havia sido aplicado no fim de semana passado apenas para estudantes que estão concluindo o ensino médio. Teve a participação 584 mil pessoas.
A prova tem 80 perguntas de temas do Enem, e os candidatos, quatro horas para concluir a atividade. A dificuldade, porém, está abaixo do exame oficial. Segundo o MEC, o conteúdo ficará mais difícil nos próximos três simulados, conforme o Enem se aproxima.
O resultado do simulado pode ser conferido logo após o término do exame.
Levantamento do ministério mostrou que 44% das pessoas que fizeram a prova na semana passada usaram dispositivos móveis, como celulares e tablets. O restante usou computadores comuns.
De acordo com o MEC, 84% dos estudantes concluíram todas as questões do simulado.

continua após publicidade