Geral

Condução da guerra por Obama é aprovada por 36%

Da Redação ·
 Barack Obama e Stanley McChrystal, comandante das forças dos EUA no Afeganistão
fonte: googleimagens.com
Barack Obama e Stanley McChrystal, comandante das forças dos EUA no Afeganistão

Pesquisa USA Today/Gallup divulgada hoje indica que apenas 36% dos norte-americanos aprovam a maneira como o presidente Barack Obama está conduzindo a guerra no Afeganistão, iniciada em novembro de 2001.

continua após publicidade
continua após publicidade

A taxa de aprovação atual só não é menor do que os 35% de novembro do ano passado, quando Obama estava concluindo a elaboração de sua estratégia para o Afeganistão. A pesquisa também aponta que 43% dos norte-americanos consideram que os EUA erraram ao invadir o Afeganistão, nível mais alto desde o início do conflito. Os EUA já perderam 1.216 soldados no país, 66 deles somente no mês passado.

continua após publicidade

A taxa geral de aprovação à atuação de Obama como presidente ficou em 41% na pesquisa USA Today/Gallup, feita entre os dias 27 de julho e 1º de agosto com 1.208 adultos entrevistados. A média de erro é de 3 pontos porcentuais para cima ou para baixo.

A Gallup também publica diariamente uma pesquisa de aprovação ao presidente com base em dados coletados nos três dias anteriores. Na pesquisa divulgada hoje, a aprovação a Obama está em 45% e a desaprovação em 46%, entre cerca de 1,500 entrevistados, com margem de erro de 3 pontos porcentuais. Em seu sexto trimestre na Casa Branca (de 20 de abril a 19 de julho), a aprovação média a Obama foi de 47,3%, segundo a Gallup.