MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

"Me arrependo de ter apresentado Mizael a Mércia", diz irmã

“Eu me arrependo todos os dias de ter apresentado Mizael a Mércia”. É com essa frase que Claudia Nakashima, irmã da advogada assassinada, resume o sentimento que ficou ao saber que Mizael Bispo de Souza, ex-namorado da vítima, é apontado pela Polícia C

Da Redação

·
 Claudia e Janete Nakashima, respectivamente, irmã e mãe de Mércia
Icone Camera Foto por Emílio Sant'Anna
Claudia e Janete Nakashima, respectivamente, irmã e mãe de Mércia
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.07.2010, 11:34:00 Editado em 27.04.2020, 20:59:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

“Eu me arrependo todos os dias de ter apresentado Mizael a Mércia”. É com essa frase que Claudia Nakashima, irmã da advogada assassinada, resume o sentimento que ficou ao saber que Mizael Bispo de Souza, ex-namorado da vítima, é apontado pela Polícia Civil de São Paulo como o principal suspeito do crime. O advogado e policial militar aposentado nega a acusação.

continua após publicidade

“Apresentei ele [Mizael] a minha irmã [Mércia] por uma questão de educação”, contou Claudia, que também é advogada, em entrevista concedida por telefone ao G1 na manhã desta segunda-feira (26).

Durante a conversa, ela demonstrou arrependimento por não ter impedido Mizael de conhecer Mércia. “Ele era da mesma sala que eu no curso de direito na UNG [Universidade de Guarulhos, na Grande São Paulo], mas não nos falávamos. Um dia, apareceu no meu escritório para tratar de uma ação em que ele pedia um acordo. Ele defendia um cliente que acusava o meu. Em seguida, ele foi estendendo a mão para Mércia e eu o apresentei por educação. Se pudesse, voltaria no tempo, e teria dado um tapa na mão dele para ele não cumprimentá-la e nunca mais vê-la”, disse Claudia, com a voz embargada.

continua após publicidade

Depois desse encontro casual, em 2005, Mércia, que também estudava direito passou a trabalhar como sócio de Mizael, no escritório dele, num bairro afastado em Guarulhos. Não demorou e os dois começaram a namorar. “Não tive nenhuma intenção que eles namorassem. Sempre fui contra porque falavam na faculdade que ele era agressivo. Mas ela continuou o namoro, era o primeiro namorado dela”, recordou Claudia.

Ainda, segundo a irmã da vítima, Mércia deixou de namorar Mizael porque estava com medo dele. “Ela teria descoberto alguma coisa dele, que ele tinha feito, que a deixou com medo, mas nunca disse o que era”, afirmou.

Mércia era a caçula, tinha 28 anos, dois a menos que Claudia. Márcio, o irmão mais velho das duas, tem 32. Mais de um mês após terem enterrado a advogada, os parentes continuam a suspeitar da participação de Mizael na morte dela. “Ele soube enganar a Mércia direitinho”, disse a irmã.

continua após publicidade

Brincadeira de mau gosto


A impressão negativa que Claudia diz ter tido a respeito de Mizael surgiu logo na primeira semana de aula. “Ele veio falar comigo e não gostei do jeito dele. Ele chegou quietinho, por trás de mim, e fez gesto na mão como se fosse uma arma quando eu abria a bolsa para pegar um dinheiro para o lanche. E nem o conhecia e ele fez brincadeira de mau gosto sobre assalto”, contou.

Desde então, as suspeitas de Claudia sobre o comportamento de Mizael aumentaram. “Ele sempre andou armado e deixava a arma em qualquer lugar. Uma vez chegou a discutir com meu irmão por causa disso”.

Represa

Mércia desapareceu em 23 de maio, após deixar a casa dos avós em Guarulhos. Uma denúncia feita por um pescador levou a família da advogada até uma represa em Nazaré Paulista, no interior do estado de SP. Em 10 de junho, os bombeiros retiraram o carro da vítima, que estava submerso nas águas. No dia seguinte, o corpo dela foi encontrado. Márcio e o pai de Mércia, Macoto Nakashima, estiveram no local. As televisões mostraram o corpo coberto por um plástico boiando na margem.

continua após publicidade

Segundo Claudia, sua mãe, Janete Nakashima, ainda não conseguiu esquecer aquela imagem. “Temos uma chácara fora de Guarulhos, que não é em Nazaré, e sempre íamos lá com Mércia, mas recentemente, minha mãe falou: ‘antes eu gostava de vir para cá e olhar essa represa, mas agora vejo o corpo da sua irmã flutuando’”, afirmou Claudia. “Nós fomos para lá nesta semana porque a pressão da minha mãe baixou muito”.

Além dos traumas psicológicos, Claudia conta que sua família está revoltada e indignada com as declarações e insinuações feitas pela defesa de Mizael e pelo próprio suspeito do crime. "Quando tudo isso acabar vamos entrar com uma ação por danos morais a respeito do que eles afirmaram sobre minha irmã ter sido visto num ponto de tráfico e que poderia ter sido morta por um traficante. Isso é mentira. Ela nunca usou drogas”.

A respeito de nomes de outros suspeitos que os advogado do ex-namorado de Mércia lançam para a polícia investigar, Claudia comenta que isso não passa de uma estratégia desesperada da defesa do suspeito. Além de Mizael, o vigia Evandro Bezerra Silva também já foi indiciado pelo crime de homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Em depoimentos confusos, ele chegou a acusar o ex de ter matado Mércia por ciúmes e que o ajudou a fugir. Depois negou tudo: disse que confessou sob tortura policial. Atualmente, o vigilante está preso temporariamente. Mizael continua em liberdade.

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) deve concluir nesta semana o inquérito sobre o caso. Depois, o remeterá para o Ministério Público e a Justiça de Guarulhos.


Quanto à família Nakashima, ficam o lembranças, saudades, arrependimentos e desejo que a justiça seja feita. “Ela era uma pessoa linda, inteligente. Tantas pessoas que quiseram namorar com a Mércia. E a Mércia não quis. Infelizmente nada vai trazer ela de volta, mas vamos lutar para que o assassino pague pelo que fez atrás das grades”.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: ""Me arrependo de ter apresentado Mizael a Mércia", diz irmã"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!