MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Lama de barragens pode afetar ciclo reprodutivo de tartarugas ameaçadas

ALEX CAVALCANTI VITÓRIA, ES (FOLHAPRESS) - A lama que escapou das barragens da mineradora Samarco na última quinta-feira (5), em Mariana (MG), pode comprometer o ciclo reprodutivo de uma das espécies de tartaruga mais ameaçadas de extinção no Brasil. A

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.11.2015, 18:57:04 Editado em 27.04.2020, 19:55:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

ALEX CAVALCANTI
VITÓRIA, ES (FOLHAPRESS) - A lama que escapou das barragens da mineradora Samarco na última quinta-feira (5), em Mariana (MG), pode comprometer o ciclo reprodutivo de uma das espécies de tartaruga mais ameaçadas de extinção no Brasil.
A onda de rejeitos está percorrendo o rio Doce desde Minas Gerais e deve chegar nesta terça-feira (10) à foz do rio, no município de Linhares, litoral norte do Espírito Santo. O local é a única área regular de desova da tartaruga gigante Dermochelys coriacea no litoral brasileiro.
O alerta foi dado pela coordenadora regional do Projeto Tamar, a veterinária Cecília Baptistotte. "A desova dessa espécie começa em setembro e atinge o pico em novembro. Elas sempre retornam a essa região e não sabemos como a presença desses dejetos na água vai afetar o comportamento dos animais", diz.
Para evitar contaminação, técnicos do Projeto Tamar realizaram nesta segunda (9) a transferência de 17 ninhos de tartaruga identificados na foz do rio Doce. Os cerca de 840 ovos foram levados para uma área distante da foz. "Fizemos o possível para preservar esses ninhos, mas o pico da temporada de desova começa agora. Há muitas fêmeas próximo à praia", afirma a veterinária.
ÁGUA MINERAL
O governo do Espírito Santo lançou nesta segunda (9) uma campanha para a doação de água mineral para abastecer os moradores dos municípios de Baixo Guandu, Colatina e Linhares, que devem ser afetados pela onda de lama. As doações estão sendo recebidas pelo Corpo de Bombeiros do Espírito Santo.
A previsão é que os rejeitos atinjam o reservatório da represa de Aimorés até o final da tarde, quando será suspensa a captação de água para abastecimento de Baixo Guandu, na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais. Cerca de 25 mil pessoas devem ser afetadas.
Na manhã desta terça, a lama deve chegar a Colatina, cidade com 111 mil habitantes, e seguir até Linhares, onde moram cerca de 140 mil pessoas.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Lama de barragens pode afetar ciclo reprodutivo de tartarugas ameaçadas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!