Geral

Governo certifica empresas por registro de emissões de gases 

Da Redação ·
Governo certifica empresas por registro de emissões de gases de efeito estufa. Curitiba, vista parcial.Foto: ANPr
Governo certifica empresas por registro de emissões de gases de efeito estufa. Curitiba, vista parcial.Foto: ANPr

O Registro Público de Emissões de Gases de Efeito Estufa – Selo Clima Paraná, do Governo Estadual, já tem a adesão de 25 empresas instaladas no estado. A iniciativa, lançada há seis meses pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, busca estimular a cultura de formulação e publicação de inventários corporativos de emissões de gases de efeito estufa, que contribuem para mudanças climáticas. 

continua após publicidade

A adesão por parte das empresas é voluntária. Para atestar a adesão das empresas ao projeto, o Governo do Estado criou um selo eletrônico com as classificações bronze, prata ou ouro, de acordo com o nível de verificação dos inventários. Na próxima sexta-feira (6) serão entregues os primeiros certificados do Selo Clima Paraná para as empresas Copel, Dudalina, Klabin e CCR Rodonorte, Britanite, GSS, Index e o Grupo DSR. Receberão Selo Ouro as empresas com inventários verificados por profissionais ou empresas acreditadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O Selo Prata é para empresas que tiverem seus inventários verificados por profissionais ou empresas habilitadas. Já o Selo Bronze é para empresas que aderirem ao Registro Público. PERFIL - Com o Registro Público, o Governo Estadual vai fazer um perfil dos gases de efeito estufa produzidos pelas empresas para depois estabelecer metas de redução. 

“O perfil é feito com base nas informações que as empresas disponibilizam durante o preenchimento da declaração de emissões, que é o passo seguinte ao protocolo de intenções”, explica o coordenador de Mudanças Climáticas, José Rubel. 

continua após publicidade

Os inventários servem para mostrar quais são e as quantidades de gases emitidos pelas empresas. Com o registro público, a Secretaria do Meio Ambiente espera mapear os setores mais poluentes para tomada de decisões sobre medidas atenuantes. “Com a adesão das empresas e a elaboração do perfil da emissões, poderemos formar um banco de dados e traçar metas e medidas específicas para diminuir as emissões de gases de efeito estufa aqui no Estado”, disse Rubel. As empresas que quiserem aderir ao Registro Público de Emissões de Gases do Efeito Estufa devem preencher o protocolo de intenções disponível no site da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (www.meioambiente.pr.gov.br).