MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Em 15 anos, programa de prevenção às drogas alcança 1,3 milhão de jovens

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar do Paraná, em parceria com Secretaria Estadual da Educação, é uma das mais avançadas políticas de polícia comunitária, segundo a vice-governadora, Ci

Da Redação

·
Em 15 anos, programa de prevenção às drogas alcança 1,3 milhão de jovens (Foto: Arquivo)
Icone Camera Foto por Reprodução
Em 15 anos, programa de prevenção às drogas alcança 1,3 milhão de jovens (Foto: Arquivo)
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.10.2015, 15:19:00 Editado em 27.04.2020, 19:55:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar do Paraná, em parceria com Secretaria Estadual da Educação, é uma das mais avançadas políticas de polícia comunitária, segundo a vice-governadora, Cida Borghetti. Ela participou nesta quinta-feira (29) da cerimônia que comemorou os 15 anos do programa, que atua na prevenção às drogas e no combate à violência junto a crianças e adolescentes. Desde seu início no Paraná, no ano de 2000, o Proerd já alcançou mais de 1,3 milhão crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares.

A vice-governadora afirmou que a relação de confiança entre os policiais, as crianças e a comunidade é extremamente positivo. “Esse reconhecimento social garante segurança, afinidade e confiabilidade entre todos. Nossos policiais militares já provaram que estão preparados e capacitados para proteger vidas e nossas crianças”, disse ela na cerimônia, realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba. O evento contou também do aliciamento de marginais e da violência com a participação do secretário de Estado da Segurança, Wagner Mesquita; do comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato, e de alunos das escolas municipais de Curitiba, Ana Hella e Sônia Kenski. 

CENÁRIO REAL - "O programa mostra um cenário real da inserção das drogas na vida do cidadão e da sociedade. Com isso as crianças aprendem a ficar longe do aliciamento de marginais e da violência”, explica Cida Borghetti. De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato, a política pública de prevenção e combate às drogas é consistente e respeitada. “A Polícia Militar se insere e abraça essa causa. É um caminho de aperfeiçoamento social e de cultura da paz. Tenho certeza que essa prevenção primária repercutirá em um futuro muito breve”, afirmou. 

PROGRAMA - O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é executado pelo Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária e ensina alunos de quinto e sétimo ano a não se envolverem com as drogas e outras situações de violência. Os pais também são gradativamente integrados às lições do Programa. As aulas são ministradas durante um semestre letivo e os policiais são previamente capacitados para atender os alunos. No fim de cada curso são entregues diplomas aos alunos participantes, em uma solenidade de formatura. 

“O programa é edificado e enraizado em todo o estado do Paraná. É de fundamental importância esse trabalho preventivo nas crianças que são o futuro do nosso estado e o futuro da nossa nação”, afirmou o comandante interino do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, major Mário Jorge Alves Lopes. O Proerd é baseado originalmente no Programa Americano denominado Drug Abuse Resistance Education.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Em 15 anos, programa de prevenção às drogas alcança 1,3 milhão de jovens"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!