Geral

Cope prende integrantes de quadrilha especializada em sequestros

Da Redação ·
Cope desmantela quadrilha especializada em sequestros.Foto: Carlos Soares/Departamento de Polícia Civil
Cope desmantela quadrilha especializada em sequestros.Foto: Carlos Soares/Departamento de Polícia Civil

Uma quadrilha especializada em sequestros foi presa nesta terça-feira (06) pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) da Polícia Civil do Paraná. Quatro integrantes da associação criminosa foram detidos pela polícia em um shopping localizado no bairro Portão, em Curitiba. Um adolescente de 15 anos, também participante do bando, foi apreendido pela polícia. 

As investigações do Cope iniciaram depois que a polícia recebeu a informação de um dos casos de sequestro. O fato aconteceu no domingo (04), quando cinco suspeitos foram até a cidade de Itapoá (SC), usando um veículo Ecosport branco roubado, para sequestrar uma senhora de 68 anos. De acordo com informações policiais, os suspeitos colocaram a vítima no veículo, voltaram para Curitiba e passaram por diversos caixas eletrônicos da região, onde fizeram vários saques utilizando o cartão da idosa, além de diversas compras feitas em shoppings da Capital.

Após ficar aproximadamente sete horas refém dos suspeitos, a vítima foi liberada no final da tarde no bairro Parolin. Em diligências, o Cope identificou membros da quadrilha. Depois de receber informações de que os suspeitos estavam fazendo compras em um shopping da cidade com cartões de terceiros, a equipe policial foi até o local. Durante abordagem, os investigadores constataram que os suspeitos eram os responsáveis pelo sequestro inicial, da idosa, e que eles mantinham outras três pessoas como reféns, em outro crime praticado.

continua após publicidade

Material apreendido com sequestradores - Foto: AEN

continua após publicidade


Nesta terça-feira (6), quando os suspeitos voltaram até a região de Itapoá, com um Punto branco também roubado, sequestraram três pessoas. “Três senhores saíram de Curitiba no início da manhã para pescar, quando tiveram o veículo fechado pelos assaltantes, que os agrediram com extrema violência para obter dados bancários e senha”, relata o delegado-titular do Cope, Rodrigo Brown. Segundo informações apuradas pela polícia, os suspeitos levaram as vítimas até Curitiba, com o Punto Branco e um Fiat/Strada, veículo de um dos reféns. Ao chegar na Capital, a quadrilha levou as vítimas até um cativeiro no bairro Caximba.

Os cartões bancários dos reféns foram roubados. Após a prisão dos suspeitos, o Cope se deslocou até cativeiro, onde as vítimas ficaram cerca de dez horas. A polícia recuperou o material de pesca roubado e apreendeu diversos produtos comprados, como tênis, camisetas, bonés, óculos, relógios e uma corrente de ouro. Na sequência das investigações, o Cope constatou que a quadrilha é também responsável por um assalto ocorrido na manhã de sexta-feira (2), no Parque Barigui, em Curitiba. 

Todos os membros do grupo vão responder pelos crimes de roubo agravado e associação criminosa. Os maiores de idade também vão responder por corrupção de menores. Os suspeitos permanecem presos no Cope e aguardam decisão da Justiça. O adolescente foi encaminhado para a Delegacia do Adolescente de Curitiba.