MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Saúde lança cartilha sobre prevenção e controle de doenças transmissíveis

A Secretaria de Estado da Saúde lançou nesta terça-feira (6), em Curitiba, um importante instrumento para esclarecer a população sobre um grupo específico de doenças. A cartilha, que será distribuída em unidades de saúde do Paraná, apresenta de forma simp

Da Redação

·
“Esta é a primeira vez que o Estado produz um protocolo com tamanho detalhamento. Ele vai ajudar muito no trabalho de identificação, investigação e controle de surtos no Paraná”, disse a coordenadora da Divisão de Vigilância de Doenças Transmissíveis, Júlia Cordellini - AEN
Icone Camera Foto por Reprodução
“Esta é a primeira vez que o Estado produz um protocolo com tamanho detalhamento. Ele vai ajudar muito no trabalho de identificação, investigação e controle de surtos no Paraná”, disse a coordenadora da Divisão de Vigilância de Doenças Transmissíveis, Júlia Cordellini - AEN
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.10.2015, 13:03:00 Editado em 27.04.2020, 19:56:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde lançou nesta terça-feira (6), em Curitiba, um importante instrumento para esclarecer a população sobre um grupo específico de doenças. A cartilha, que será distribuída em unidades de saúde do Paraná, apresenta de forma simples e didática dez doenças transmissíveis e muitas vezes esquecidas pela população e pelos profissionais de saúde.

O material traz informações sobre coqueluche (tosse comprida), sarampo, rubéola, síndrome da rubéola congênita, caxumba, varicela (catapora), síndrome da varicela congênita, paralisia infantil (poliomielite), meningite e tétano acidental. O conteúdo é focado no esclarecimento de seis itens: o que é, como se pega, como se prevenir, quais são os principais sintomas e características, o que a pessoa doente deve fazer e como se trata. Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Eliane Chomatas, o objetivo é traçar um raio-x de cada doença e mostrar à população alguns aspectos que contribuem para o diagnóstico e tratamento precoce de cada caso.

“Trata-se de uma cartilha inédita produzida para alertar sobre algumas doenças com alto poder de transmissibilidade. O material destaca ainda a importância da imunização para prevenir tais agravos”, afirmou Eliane.

EVENTO – A cartilha informativa foi lançada na abertura da Capacitação em Manejo Epidemiológico de Doenças Imunopreveníveis, que reúne até quinta-feira (8), em Curitiba, cerca de 130 profissionais vinculados à rede pública de saúde. O evento conta com a presença de representantes das secretarias municipais de saúde, além de técnicos das regionais e serviços de saúde de referência no Estado. A programação aborda assuntos relacionados a aspectos clínicos, epidemiológicos e laboratoriais de uma série de doenças cujas vacinas estão disponíveis pelo SUS. Profissionais renomados do Estado estão entre os palestrantes.

NOVO PROTOCOLO – Na quinta-feira, o principal tema será o novo protocolo de Monitoramento das Doenças Diarreicas Agudas, elaborado pela equipe da Superintendência de Vigilância em Saúde. O documento sistematiza as ações e define as responsabilidades de cada setor da Saúde frente a ocorrências de surtos relacionados a doenças diarreicas agudas. “Esta é a primeira vez que o Estado produz um protocolo com tamanho detalhamento. Ele vai ajudar muito no trabalho de identificação, investigação e controle de surtos no Paraná”, disse a coordenadora da Divisão de Vigilância de Doenças Transmissíveis, Júlia Cordellini.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Saúde lança cartilha sobre prevenção e controle de doenças transmissíveis"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!