Geral

Nobel de Física é concedido a pesquisadores japonês e canadense

Da Redação ·
Prêmio Nobel de Física é concedido a pesquisadores por trabalho sobre neutrinosFredrik Sandberg/Agência Lusa
Prêmio Nobel de Física é concedido a pesquisadores por trabalho sobre neutrinosFredrik Sandberg/Agência Lusa

O Prêmio Nobel de Física foi concedido hoje (6) ao japonês Takaaki Kajita e ao canadense Arthur B. McDonald por seus trabalhos sobre os neutrinos, partículas elementares.

continua após publicidade

O júri sueco premiou os dois pesquisadores "pela descoberta das oscilações dos neutrinos, que demonstram que as partículas têm massa", o que permite compreender o funcionamento interno da matéria e, dessa forma, conhecer melhor o universo.

Nessa segunda-feira (5), a Academia Sueca anunciou os nomes dos pesquisadores William C. Campbell, dos Estados Unidos, Satoshi Omura, do Japão, e Youyou Tu, da China, contemplados com o Prêmio Nobel da Medicina.

continua após publicidade

Campbell e Omura foram distinguidos pelas descobertas relacionadas a uma nova terapia para combater infecções provocadas por parasitas, como lombrigas, enquanto Youyou Tu vai receber o prêmio por uma inovadora terapia contra a malária.

O vencedor do Prêmio Nobel de Literatura será anunciado quinta-feira (8) em Estocolmo pela academia. O Nobel da Paz será divulgado sexta-feira (9) e o de economia no dia 12. Edição: Graça Adjuto