Geral

Detran alerta para o perigo de usar o celular ao volante

Da Redação ·
Atividades da Semana de Trânsito alertam para comportamentos que colocam em risco a vida de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Curitiba - Foto: Divulgação/Detran
Atividades da Semana de Trânsito alertam para comportamentos que colocam em risco a vida de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Curitiba - Foto: Divulgação/Detran

A Semana Nacional de Trânsito 2015, que reúne governos, organizações não governamentais e empresas em ações educativas simultâneas, começa nesta sexta-feira (18) em todo o País. Com o tema “Seja você a mudança no trânsito”, as atividades alertam para comportamentos que colocam em risco a vida de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. No Paraná, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) escolheu como mote principal o uso do celular ao volante. Os perigos de digitar ao dirigir serão apresentados em uma campanha na TV, no rádio, nas redes sociais, jornais, revistas e sites. A ideia é chamar a atenção para um comportamento cada vez mais comum e que muita gente acredita não ter impacto, mas que pode trazer sérias consequências.

“De acordo com pesquisas feitas nos Estados Unidos e na Europa, ao olhar para tela, abrir o aplicativo de mensagens, ler, digitar duas letras e enviar um simples oi, o condutor leva, em média, 4,5 segundos. Nesse tempo, a 80 km/h, ele percorre mais de 110 metros, o equivalente a um campo de futebol, sem olhar para a rua”, alerta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. “Segundo o órgão americano de segurança nas estradas, o uso do celular aumenta em até 400% o risco de acidentes. O tema é atual e deve ser mais explorado. Os smartphones e celulares estão presentes em nossas vidas o tempo todo, estamos sempre conectados e não nos damos o direito de responder depois, como se nada ou ninguém pudesse esperar. Nossa campanha é um alerta, mas a mudança deve ser de comportamento”, completa Traad. O vídeo produzido pela Secretaria de Estado de Comunicação, com o grupo GPAC, junto com a ArteLux e Jamute Produções, deve ir ao ar a partir deste sábado (19) e integra uma ação de rua que vai passar no mesmo dia pela praça Rui Barbosa, no domingo pelo Estádio Couto Pereira e, ao longo da semana, por universidades de Curitiba. 

No rádio, os spots produzidos pela Master Comunicação falam sobre como o cérebro se sobrecarrega ao tentar realizar várias funções ao mesmo tempo, ao dirigir, prestar atenção na via e responder uma mensagem. Para as redes sociais, foi preparado um vídeo especial, já disponível nas páginas do Governo do Paraná e do Detran-PR, que mostra como um segundo de desatenção pode ser fatal. Acesse em www.facebook.com/governopr/videos/680436705390421... – Além da campanha de mídia, o Detran participa de ações com outras 16 entidades, incluindo institutos, associações, sindicatos e instituições de ensino superior, Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e Observatório Nacional de Segurança Viária.As ações começam na sexta-feira (18), das 10h às 13h, com blitze educativa em 144 pontos do Estado – 10 na Capital e os demais nas principais cidades do interior. 

No sábado (19), das 9h às 13h, pedestres que passarem pela Praça Rui Barbosa, em Curitiba, vão receber orientações de trânsito. O local será destino final de um passeio motociclístico quem tem saída programada do BPTran, no bairro Tarumã.A mesma ação se repete nos dias 21, 23 e 25, nas instituições de ensino Universidade Tuiuti, UniBrasil e PUCPR, respectivamente, das 9h às 12h e das 18h às 21h. Nos dias 22 e 24, o Detran e o BPTran recebem alunos de escolas públicas na visita orientada de manhã e à tarde. No projeto, as crianças conhecem de perto o funcionamento dos órgãos e aprendem, de forma lúdica, através de vídeos e teatros, sobre a importância das leis de trânsito.

A ação - “Se liga no trânsito, se beber não dirija” será feita na sexta-feira (25) à noite, nos bares da rua Imaculada Conceição, em frente à PUCPR. Frequentadores serão abordados de forma descontraída, poderão fazer o teste do bafômetro descartável e perceber o risco de associar álcool e direção. No sábado (26), dois encontros encerram as atividades da Semana Nacional. Das 9h às 17h, diretores pedagógicos dos centros de formação de condutores se reúnem com o Detran e o Observatório Nacional de Segurança Viária, em Curitiba.

No mesmo dia, no pátio do Detran, no bairro Tarumã, haverá encontro entre a Associação de Clubes Automotivos do Brasil, Polícia Militar e demais entidades.Em todo o Estado estão programadas também atividades para comemorar duas datas importantes: o Dia Mundial Sem Carro (22) e o Dia Nacional do Trânsito, celebrado no dia 25.

continua após publicidade