Geral

Temporais podem atingir o Paraná a partir desta quinta-feira

Da Redação ·
Temporais podem atingir o Paraná a partir desta quinta-feira - Foto: José Fernando Ogura
Temporais podem atingir o Paraná a partir desta quinta-feira - Foto: José Fernando Ogura

Chuvas fortes e temperaturas baixas devem chegar novamente ao Paraná. Segundo boletim divulgado pelo Simepar nesta quinta-feira (10), há risco de temporais e não está descartada queda de granizo. Áreas de instabilidade vindas do Paraguai provocam chuvas no Noroeste e no Oeste – regiões já atingidas pelos temporais durante o feriado – e avançam para as demais regiões. Estão previstas pancadas de chuvas acompanhadas de raios e rajadas de ventos, de moderadas a fortes.

O tempo também já mudou no Norte Pioneiro, Vale do Ivaí e em parte dos Campos Gerais. Para as áreas mais ao Sul e ao Leste do Paraná, a previsão é de chuvas a partir da tarde desta quinta-feira (10).A temperatura também volta a cair em todas as cidades do Estado com a passagem da frente fria. Depois das chuvas, o frio deverá ser sentido durante todo fim de semana. ESTRAGOS – De acordo com o último balanço da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná, divulgado nesta quinta-feira (10), às 8h, os temporais do último feriado atingiram 39 municípios, afetaram 100. 876 mil pessoas e danificaram 25.134 mil casas.

O vendaval e as chuvas de granizo deixaram 3.346 pessoas desalojadas e 72 desabrigadas. A situação mais crítica é em Foz do Iguaçu, onde os temporais afetaram 60 mil pessoas e danificaram 14.964 casas, desalojando 2 mil pessoas. Em Nova Esperança, na região Noroeste, o temporal afetou 20.314 pessoas. A cidade registrou 5.370 residências danificadas e 800 pessoas desalojadas. Em Goioxim, próximo a Guarapuava, na região Centro-Sul, as chuvas afetaram 2,5 mil pessoas. Em Ponta Grossa (Campos Gerais), foram 2.029 pessoas afetadas.

Em Nova Olímpia, também no Noroeste, as chuvas afetaram 1.200 pessoas. Os temporais provocaram estragos também em Ampére, Bela Vista da Caroba, Bituruna, Campina Grande do Sul, Capanema, Cidade Gaúcha, Flor da Serra do Sul, Guaíra, Guaporema, Mallet, Manfrinópolis, Mandirituba, Manoel Ribas, Maria Helena, Maringá, Matelândia, Marmeleiro, Nova Olímpia Pato Branco, Paraíso do Norte, Planalto, Reserva, Rondon, Santa Helena, Salgado Filho, Santa Tereza do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São Manoel do Paraná, Tibagi, Umuarama e União da Vitória.

continua após publicidade