MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Papa lembra Hiroshima e Nagasaki como símbolo de destruição

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O papa Francisco recordou neste domingo (9) com "horror e repulsa" os ataques nucleares sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, que ocorreram há 70 anos, considerando ser o "símbolo do poder desmedido de destruição

Da Redação

·
Papa chama de 'ato deplorável' vazamento de documentos do Vaticano - Foto arquivo: Agências internacionais
Icone Camera Foto por Reprodução
Papa chama de 'ato deplorável' vazamento de documentos do Vaticano - Foto arquivo: Agências internacionais
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.08.2015, 10:13:00 Editado em 27.04.2020, 19:57:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O papa Francisco recordou neste domingo (9) com "horror e repulsa" os ataques nucleares sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, que ocorreram há 70 anos, considerando ser o "símbolo do poder desmedido de destruição do homem". 

continua após publicidade


A uma multidão reunida sob um sol escaldante na Praça de São Pedro, Francisco afirmou que as explosões da da bomba sobre Hiroshima, em 6 de agosto de 1945, e sobre Nagasaki, em 9 de agosto, foram um "acontecimento trágico que continua a provocar horror e repulsa". 


Tornou-se "o símbolo do poder desmedido da destruição humana quando se faz um uso errado dos avanços da ciência e tecnologia", declarou o Papa durante sua tradicional oração do Angelus. 

continua após publicidade


Francisco publicou recentemente uma encíclica sobre o meio ambiente, intitulada "Laudato si", na qual ele alerta a humanidade sobre a sua propensão excessiva ao antropocentrismo, em detrimento da natureza.
"O antropocentrismo moderno coloca a razão de ordem técnica acima da realidade. A vida está sendo abandonada às circunstâncias condicionadas pela tecnologia, vista como a principal forma de interpretar a existência", escreveu. 


Apelando para o que a humanidade "renuncie para sempre à guerra e acabe com as armas nucleares e de destruição em massa", Francisco destacou a necessidade de construir uma "ética da fraternidade" no mundo.
"Que em todo o mundo se eleve uma única voz: não à guerra e à violência, sim ao diálogo e à paz", exclamou o Papa.
"Com a guerra, sempre perdemos, a única maneira de ganhar uma guerra é não fazê-la", acrescentou, afastando-se de seu discurso oficial.
Em 9 de agosto de 1945, às 11h02, a explosão da bomba lançada pelos Estados Unidos destruiu 80% das construções em Nagasaki, matando cerca de 70 mil pessoas. 


Três dias antes, a primeira bomba atômica havia causado cerca 140 mil mortos em Hiroshima.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Papa lembra Hiroshima e Nagasaki como símbolo de destruição"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!