MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Chuva continua, nível dos rios sobe e Defesa Civil está em alerta 

O tempo continua instável nesta quarta-feira (15), em todo o Paraná, segundo previsão Instituto Meteorológico Simepar. Há previsão de temporais não severos para a região Norte do Estado.Mas a preocupação maior, agora, é com a elevação do Rio Iguaçu, que j

Da Redação

·
Chuvas continuam em todo o Paraná e preocupação é com o Rio Iguaçu. Na foto, União da Vitória, e o Rio Iguaçu.Foto: José Fernando Ogura - Divulgação/José Fernando Ogura/AEN
Icone Camera Foto por Reprodução
Chuvas continuam em todo o Paraná e preocupação é com o Rio Iguaçu. Na foto, União da Vitória, e o Rio Iguaçu.Foto: José Fernando Ogura - Divulgação/José Fernando Ogura/AEN
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.07.2015, 10:51:00 Editado em 27.04.2020, 19:58:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O tempo continua instável nesta quarta-feira (15), em todo o Paraná, segundo previsão Instituto Meteorológico Simepar. Há previsão de temporais não severos para a região Norte do Estado.Mas a preocupação maior, agora, é com a elevação do Rio Iguaçu, que já está 4,58 metros acima do normal, o que impacta no município de União da Vitória. Há preocupação, também, com Rio Negro, que banha o município do mesmo nome e que também está subindo, embora mais lentamente. 

“A previsão é de que até sexta-feira tenhamos chuva contínua no Sul do Paraná, divisa com Santa Catarina, o que influencia o Rio Iguaçu e também os rios Negro e Timbó”, disse o meteorologista Lizando Jacóbsen. “A precipitação deve passar dos 100 milímetros nos próximos dias, o que já é quase a média do mês, que por sinal já foi superada pelas chuvas dos dias anteriores”, disse ele. O limite do rio Iguaçu é de 5,5 metros acima do normal e há indicativo de que em União da Vitória chegue a 6 metros. 

EM TODO O ESTADO - Conforme boletim da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, emitido na manhã desta quarta-feira (15), já chega a 24.653 pessoas o número de pessoas afetadas pelas chuvas, em 44 municípios, desde a última sexta-feira. Uma pessoa morreu, em Araruna, no Noroeste do Estado. Foram contabilizados 71 feridos as chuvas, cinco casas destruídas e 3.127 danificadas. 

A Coordenadoria Estadual segue em alerta, acompanhando de perto a situação no Estado, com orientação e apoio aos municípios nas ações de assistência às famílias afetadas. “Todos os 399 municípios paranaenses possuem planos de contingência, que lhes permite planejar ações de preparação para desastres”, informou o capitão Eduardo Gomes Pinheiro.

“O Paraná é o primeiro estado a ter planos de contingências em todos os municípios”, explicou. O sistema foi elaborado pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e disponibilizado para todas as prefeituras. Na possibilidade de ocorrências, as coordenações regionais de Defesa Civil antecipam ações como integrar os órgãos, preparar equipes e designar as tarefas de apoio às famílias, verificar a necessidade de abrigos, de maquinários, de aviso às famílias, entre outros. 

O telefone da Defesa Civil é 199 e do Corpo de Bombeiros é 193. O contato da Defesa Civil em cada município pode ser conferido no site da Coordenadoria Estadual – www.defesacivil.pr.gov.br – no ícone “Coordenadorias Municipais”, que fica no lado direito da página.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Chuva continua, nível dos rios sobe e Defesa Civil está em alerta "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!