Geral

Chuva continua, nível dos rios sobe e Defesa Civil está em alerta 

Da Redação ·
Chuvas continuam em todo o Paraná e preocupação é com o Rio Iguaçu. Na foto, União da Vitória, e o Rio Iguaçu.Foto: José Fernando Ogura - Divulgação/José Fernando Ogura/AEN
Chuvas continuam em todo o Paraná e preocupação é com o Rio Iguaçu. Na foto, União da Vitória, e o Rio Iguaçu.Foto: José Fernando Ogura - Divulgação/José Fernando Ogura/AEN

O tempo continua instável nesta quarta-feira (15), em todo o Paraná, segundo previsão Instituto Meteorológico Simepar. Há previsão de temporais não severos para a região Norte do Estado.Mas a preocupação maior, agora, é com a elevação do Rio Iguaçu, que já está 4,58 metros acima do normal, o que impacta no município de União da Vitória. Há preocupação, também, com Rio Negro, que banha o município do mesmo nome e que também está subindo, embora mais lentamente. 

“A previsão é de que até sexta-feira tenhamos chuva contínua no Sul do Paraná, divisa com Santa Catarina, o que influencia o Rio Iguaçu e também os rios Negro e Timbó”, disse o meteorologista Lizando Jacóbsen. “A precipitação deve passar dos 100 milímetros nos próximos dias, o que já é quase a média do mês, que por sinal já foi superada pelas chuvas dos dias anteriores”, disse ele. O limite do rio Iguaçu é de 5,5 metros acima do normal e há indicativo de que em União da Vitória chegue a 6 metros. 

EM TODO O ESTADO - Conforme boletim da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, emitido na manhã desta quarta-feira (15), já chega a 24.653 pessoas o número de pessoas afetadas pelas chuvas, em 44 municípios, desde a última sexta-feira. Uma pessoa morreu, em Araruna, no Noroeste do Estado. Foram contabilizados 71 feridos as chuvas, cinco casas destruídas e 3.127 danificadas. 

A Coordenadoria Estadual segue em alerta, acompanhando de perto a situação no Estado, com orientação e apoio aos municípios nas ações de assistência às famílias afetadas. “Todos os 399 municípios paranaenses possuem planos de contingência, que lhes permite planejar ações de preparação para desastres”, informou o capitão Eduardo Gomes Pinheiro.

“O Paraná é o primeiro estado a ter planos de contingências em todos os municípios”, explicou. O sistema foi elaborado pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e disponibilizado para todas as prefeituras. Na possibilidade de ocorrências, as coordenações regionais de Defesa Civil antecipam ações como integrar os órgãos, preparar equipes e designar as tarefas de apoio às famílias, verificar a necessidade de abrigos, de maquinários, de aviso às famílias, entre outros. 

O telefone da Defesa Civil é 199 e do Corpo de Bombeiros é 193. O contato da Defesa Civil em cada município pode ser conferido no site da Coordenadoria Estadual – www.defesacivil.pr.gov.br – no ícone “Coordenadorias Municipais”, que fica no lado direito da página.

continua após publicidade