MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Número de refugiados sírios supera recorde e chega a 4 milhões

O número de refugiados sírios supera 4 milhões, anunciou nesta quinta-feira (9) o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) em um comunicado.Nos últimos 10 meses, a quantidade de refugiados do conflito, que começou em 2011, registrou

Da Redação

·
Refugiados sírios fugindo da cidade de Tal Abyad pedem água na fronteira com a Turquia (Foto: Bulent Kilic / AFP Photo)
Icone Camera Foto por Reprodução
Refugiados sírios fugindo da cidade de Tal Abyad pedem água na fronteira com a Turquia (Foto: Bulent Kilic / AFP Photo)
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.07.2015, 09:03:00 Editado em 27.04.2020, 19:58:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O número de refugiados sírios supera 4 milhões, anunciou nesta quinta-feira (9) o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) em um comunicado.

continua após publicidade

Nos últimos 10 meses, a quantidade de refugiados do conflito, que começou em 2011, registrou aumento de um milhão, segundo o ACNUR. "É a maior população de refugiados por apenas um conflito em apenas uma geração", afirmou o Alto Comissário, Antonio Guterres. "É uma população que precisa do apoio do mundo, vive em condições de extrema precariedade e afunda cada vez mais na pobreza", completou Guterres. O número de refugiados chega 4.013.000 pessoas, segundo os dados mais recentes divulgados pela Turquia, que abriga quase metade das vítimas (1,8 milhão). A grande maioria está nos países vizinhos da Síria. O ACNUR calcula que o número deve chegar a 4,27 milhões de refugiados até o fim do ano. Além disso, dentro da Síria existem 7,6 milhões de deslocados. Atualmente há 1.805.255 de sírios registrados na Turquia, 249.726 no Iraque, 629.128 na Jordânia, 132.375 no Egito, 1.172.753 no Líbano e 24.055 na região norte da África. Os quase 270.000 sírios que solicitaram asilo na Europa não estão incluídos nos dados oficiais, nem os milhares que entraram em vários países sem um registro oficial.

"A deterioração das condições empurra a cada dia mais refugiados para a Europa e até para mais longe, mas a imensa maioria continua na região", afirma o comunicado do ACNUR.

continua após publicidade


O Alto Comissariado calcula a necessidade de uma verba de cinco bilhões de dólares para ajuda humanitária este ano, incluindo a quantia para os países de recepção. Até junho apenas 24% desta quantia havia sido arrecadado, lamenta a organização da ONU. Isto significa "interrupções na ajuda alimentar e dificuldades para fornecer serviços como aulas para as crianças. O ACNUR destaca que na Jordânia, 86% dos refugiados que não estão nos acampamentos sobrevivem com menos de 3,2 dólares por dia. No Líbano, 55% deles moram em abrigos precários. O Alto Comissariado também denuncia o aumento do trabalho infantil, da mendicância e dos casamentos forçados de menores de idade, consequências do aumento da pobreza. Os refugiados sírios constituem quase metade dos 137.000 imigrantes que entraram na Europa no primeiro semestre do ano, atravessando o Mediterrâneo em embarcações utilizadas por traficantes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Número de refugiados sírios supera recorde e chega a 4 milhões"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!