MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Égua gera potros gêmeos no sudoeste do Paraná

O agricultor Imberto Pilger, de São João, no sudoeste do Paraná, surpreendeu-se com a cria da égua 'Negrinha', que comprou há poucos meses. "Eu levantei de manhã cedo, abri a janela e olhie para cima e estavam lá os bichos. Mas eu vi só um de primeira. De

Da Redação

·
Égua gera potros gêmeos no sudoeste do Paraná
Icone Camera Foto por Reprodução
Égua gera potros gêmeos no sudoeste do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.07.2015, 10:28:00 Editado em 27.04.2020, 19:58:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O agricultor Imberto Pilger, de São João, no sudoeste do Paraná, surpreendeu-se com a cria da égua 'Negrinha', que comprou há poucos meses. "Eu levantei de manhã cedo, abri a janela e olhie para cima e estavam lá os bichos. Mas eu vi só um de primeira. Depois eu fui lá e vi o outro para frente", diz o produtor. 

continua após publicidade

A égua gerou dois potros gêmeos, uma fêmea e um macho. Uma raridade, de acordo com o veterinário Celso Antônio Cozzati. A probabilidade de nascer potros gêmeos é de uma em cada mil partos. Como não há espaço no útero da égua, eles nascem muito pequenos e quase não há chance dos animais sobreviverem. 

"Logo após a fecundação o organismo do animal tenta eliminar um dos embriões e nessa tentativa de eliminar um dos embriões acaba eliminando ambos e ocorre o aborto. Este caso é uma peculiaridade, uma individualidade deste animal. A placenta e o útero foram compatíveis para manter a gestação em níveis de oxigenação e nutrição de ambos os fetos até o parto", explica o veterinário.

continua após publicidade

  Agora, a recomendação é alimentar bem a mãe égua e os filhotes. Como a égua produz, normalmente, leite apenas para um animal, ela precisa de suplementos para manter os dois potrinhos, tarefa que a família Cozzati tem cumprido. Todos os animais passam bem.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Égua gera potros gêmeos no sudoeste do Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!