Geral

Inverno começa hoje e deverá ter temperaturas acima da média

Da Redação ·
Inverno começa neste domingo e deverá ter temperaturas acima da média - Foto: Reprodução/Arquivo/Imagem ilustrativa
fonte: Roni Rigon/Agência RBS
Inverno começa neste domingo e deverá ter temperaturas acima da média - Foto: Reprodução/Arquivo/Imagem ilustrativa

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O inverno começa neste domingo (21) às 13h38 (horário de Brasília) e deverá ser marcado por pouca chuva e temperaturas acima da média, segundo previsão do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura.

A estação, que costuma ter temperaturas mais baixas e menor volume de chuva, deve ter algumas alterações por conta do fenômeno El Niño.

Apesar das poucas chuvas esperadas para a região Sudeste, os próximos meses devem ser de precipitações acima do normal nas regiões Norte e Sul do país, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Já no Nordeste e na área central, a acumulado de chuva deve ficar dentro da média.

Já as temperaturas deverão ficar acima da média não apenas em São Paulo, mas na maior parte do país. Apesar disso, massas de ar frio continuarão a atuar em alguns período, derrubando as temperaturas, principalmente, no início da estação. Nos lugares mais altos como serras podem ocorrer geadas.

Nesta sexta (19), a apenas dois dias do início do inverno, cidades da região Sul já registravam temperaturas abaixo de 0°C. Estações automáticas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) chegaram a registrar -3,6°C em São Joaquim (SC) e -1,1°C em Vacaria e Bagé (RS).

Em São Paulo, o inverno também será marcado pela queda acentuada na umidade relativa do ar, que geralmente oscila abaixo dos 30% nas horas mais quentes do dia, especialmente nos meses de julho, agosto e setembro, que tradicionalmente registram longos períodos de estiagem.

FINAL DE SEMANA
Já perto do início do inverno, a região metropolitana de São Paulo deve ter um sábado (20) gelado, com temperaturas entre os 12°C e os 19°C. A nebulosidade, no entanto, será menor que a registrada nesta sexta (19), não havendo previsão de chuva.
No domingo, o dia começa com frio, mas o sol volta a aparecer no decorrer do dia, elevando as temperaturas, que voltam a ficar acima dos 20°C. Na cidade de São Paulo, a máxima pode chegar a 23°C, enquanto os termômetros atingem até 29°C no norte e nordeste do Estado.

continua após publicidade