Geral

​Briga entre gangues rivais deixa ao menos nove mortos no Texas

Da Redação ·
Policiais vigiam motociclistas detidos após tiroteio em Waco, no Texas neste domingo (17) (Foto: Rod Aydelotte/Waco Tribune-Herald via AP)
Policiais vigiam motociclistas detidos após tiroteio em Waco, no Texas neste domingo (17) (Foto: Rod Aydelotte/Waco Tribune-Herald via AP)

Um tiroteio deixou vários mortos e feridos no estacionamento de um restaurante na cidade de Waco, no estado norte-americano do Texas, neste domingo (17), segundo informações da Reuters.

continua após publicidade

Ao menos nove pessoas morreram. Mais cedo, a rede local KWTX, filial da CBS, havia divulgado que dez pessoas tinham morrido. De acordo com a rede local do Texas KCen News, 18 pessoas ficaram feridas e foram levadas a um hospital, duas delas com gravidade. Ao menos três pessoas envolvidas no crime foram presas no local, ainda segundo a rede. Segundo a KTAB News, ao menos 100 armas foram recolhidas na cena do crime. Os disparos foram feitos durante uma briga entre três gangues rivais de motociclistas. Os envolvidos usaram tacos de basebol e facas antes de sacarem suas armas de fogo, afirmou o sargento Patrick Swanton à KWTX.

De acordo com a agência Efe, todos os mortos e feridos são motoristas das gangues.

continua após publicidade

A maioria das vítimas carregava armas ou feridas de facas, informou a KCen News. Uma discussão teria começado dentro do estabelecimento chamado Twin Peaks e terminado com os disparos a céu aberto, em frente ao local. O conflito ocorreu na região central do Texas, em uma área destinada a compras e entretenimento, na tarde deste domingo. Agentes da polícia estavam no local. "Muita gente inocente pode ter ficado ferida hoje. Estes grupos de motociclistas criminosos são muito perigosos e hostis", afirmou o sargento Swanton ao "Waco Tribune-Herald". A polícia chegou a efetuar disparos para encerrar o confronto, segundo o policial, que acrescentou que  a polícia "salvou vidas ao evitar um arrastamento do conflito" em um dia muito movimentado na área.

Alguns clientes que estavam no estabelecimento chegaram a se esconder nos refrigeradores para proteger-se dos disparos, segundo a rede KWTX.

Os donos do Twin Peaks disseram conhecer a rivalidade das gangues, mas mesmo assim permitiam o acesso dos grupos ao local, disse Swanton. Após o tiroteio, os restaurantes do local fecharam as portas e a polícia prendeu vários suspeitos e interrogou testemunhas. Uma delas, Michelle Logan, de 37 anos, disse que "talvez havia 30 armas no estacionamento, talvez 10 balas foram disparadas". A cidade de Waco foi palco de um massacre ocorrido em 1993, quando um grupo religioso entrou em confronto com a polícia, resultando na morte de 19 homens, 34 mulheres e 23 crianças, aos quais se somaram mais quatro mortos em confrontos anteriores.