Nicolas Sturgeon cobra de Cameron maior autonomia escocesa
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Para a primeira-ministra regional escocesa Nicolas Sturgeon, a devolução à Escócia de competências fiscais e de bem-estar estar social deve ser tratada com prioridade pelo primeiro-ministro britânico David Cameron -reeleito na último dia 7.
Em entrevista à BBC, ela afirmou que a concessão desse tipo de autonomia daria forças ao governo escocês para crescer a economia do país. "Para nós, a prioridade é a devolução da autonomia fiscal, empregatícia e de bem-estar social, porque estas são alavancas necessárias para a nossa economia crescer".
Ela acrescentou que conversou brevemente com Cameron, mas que outras reuniões já foram solicitadas.
Para Sturgeon, seu partido, o SNP (Partido Nacional Escocês) é, hoje, a principal força de oposição em Westminster.
O SNP tornou-se o terceiro maior partido do Reino Unido. Nas eleições britânicas realizadas na semana passada, o partido ficou com 56 das 59 cadeiras escocesas do Parlamento -varrendo o Partido Trabalhista, que ficou com apenas um lugar (nas eleições de 2010, eram 41 cadeiras).
Ainda durante a entrevista, Sturgeon disse que Cameron não parece ter a intenção de conceder maior autonomia à Escócia, apesar das promessas feitas durante o pleito.
"David Cameron não deu nenhum sinal de que queria ir além do que foi proposto no último referendo sobre a independência da Escócia. Essa é, certamente, uma das questões que teremos que discutir".
