Geral

​Polícia retoma negociações em rebelião na Penitenciária de Piraquara

Da Redação ·

A Polícia Militar (PM) retomou as negociações com quatro presos que iniciaram uma rebelião na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, por volta das 8h desta quarta-feira (6).

continua após publicidade

A rebelião começou por volta das 16h de terça (5), e as negociações tinham sido suspensas por volta das 20h. Um agente penitenciário é mantido refém pelos detentos, segundo a Secretaria de Segurança Pública (Sesp). 

Ainda segundo a Sesp, os presos querem ser transferidos para outras unidades prisionais, o que foi descartado pelos negociadores.

continua após publicidade

A secretaria também informou que os negociadores conseguiram falar com o refém e que ele não aparenta ter ferimentos. A ala em que aconteceu a rebelião abriga 17 presos.

O ato dos detentos também não contaminou o restante da unidade, que abriga cerca de 1,7 mil pessoas, conforme a Sesp. Em março deste ano, dois agentes penitenciários foram feitos reféns na mesma penitenciária. À época, de acordo com a Sesp, os presos pediam proteção porque descobriram estar em uma lista de possíveis mortos por uma facção que atua dentro e fora dos presídios. Eles pertenciam a um grupo rival, conforme a secretaria.