Vídeo mostra avalanche no monte Everest
Um vídeo feito pelo alpinista alemão Jost Kobusch, que estava na base do Monte Everest neste sábado (25), mostra os momentos de pânico quando uma avalanche atingiu o acampamento onde estava, logo depois de um terremoto de magnitude 7,8 sacudir a região.
"O chão estava tremendo por causa do terremoto e, assim que vimos pessoas correndo, começamos a correr para salvar nossas vidas", publicou o atleta no YouTube.
Ao menos 17 pessoas morreram no Everest, segundo o Ministério do Turismo local. A avalanche cobriu parte da base para os alpinistas com destino ao Everest, de acordo com o ministério em Katmandu.
Quase 2.500 pessoas morreram depois do forte terremoto que atingiu o Nepal neste sábado e de tremores secundários, um deles de magnitude 6,7, na manhã deste domingo.
Entre os mortos, pelo menos 17 foram atingidos pela avalanche que balançou o cume mais alto do planeta.
Veja o vídeo no YouTube. Sobreviventes contam o que viramAlguns dos sobreviventes da avalanche contaram à Reuters o que viram depois do desastre. Khile Sherpa, por exemplo, conta que, quando abriu os olhos, a neve em sua volta não era branca e sim bem vermelha, encharcada do sangue que escorria dos vários cortes de seu corpo após a avalanche que o atingiu em cheio em acampamento, por volta do horário de almoço do sábado. Khile foi um dos 15 sobreviventes que foram transportados do Everest até a capital do Nepal, Katmandu, depois do terremoto.
"Foi um som monstruoso, como se demônios tivessem descido das montanhas", disse Khile à Reuters, com uma bandagem que cobria metade de seu rosto. Como centenas de outras vítimas do terremoto, o rapaz de 20 anos estava esperando por tratamento do lado de fora do superlotado hospital da Faculdade de Medicina de Kathmandu. O guia montanhista recordou do momento em que ele havia acabado de servir almoço a um grupo de alpinistas estrangeiros em um acampamento na altitude, quando ele ouviu o rugido vindo da encosta.
