Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Geral

publicidade
GERAL

Posse de índios no GDF marca abertura da Campanha Abril Indígena em Brasília

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Posse de índios no GDF marca abertura da Campanha Abril Indígena em Brasília
Autor Dia do Índio é comemorado no Memorial dos Povos Indígenas, com a presença do governador Rodrigo Rolemberg e dos caciques Pericuman e Álvaro Tukano (Elza Fiúza / Agência Brasil)Elza Fiuza / Agência Brasil - Foto: Reprodução

A posse simbólica de três índios no governo do Distrito Federal marcou neste domingo (19) a abertura da Campanha Abril Indígena em Brasília. Os servidores Álvaro Tukano, Francisco Tabajara e Osvaldo Xucuru foram empossados em secretarias do governo local no início do ano. Abril Indígena é uma campanha organizada nacionalmente, desde o dia 7 deste mês, pela Fundação Nacional do Índio (Funai), destinada a promover exposições, palestras, seminários e outros eventos que destaquem o papel indígena na preservação do meio ambiente.

Líderes de cerca de 200 etnias, que participaram na semana passada de mobilização em favor da demarcação das terras dos índios (que antecedeu a Campanha Abril Indígena no Distrito Federal), permaneceram na capital federal para o evento de hoje. A cerimônia ocorreu no Memorial dos Povos Indígenas, com a participação de cerca de 100 pessoas, entre representantes indígenas, do governo do DF e turistas. Álvaro Tukano, que assumiu a direção do memorial, disse que o lugar representa o pensamento do povo indígena. "A responsabilidade é enorme.

Em Brasília, estamos colocando o primeiro tijolo para fazer uma grande embaixada dos povos do Brasil. Todo mundo tem embaixada, menos nós", disse Tukano. Os novos servidores comissionados Tabajara e Xucuru vão trabalhar na Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos. Para a secretária Marise Nogueira, o ato é um reconhecimento da importância de a comunidade indígena estar presente nas instituições brasileiras. "É um compromisso que não tem que ser só de uma autoridade, mas sim do nosso país com o povo fundador e os primeiros ocupantes da nossa terra", afirmou a secretária.

O governador do DF, Rodrigo Rollemberg, foi recepcionado na entrada do memorial pelos indígenas e recebeu uma saudação dos povos funi-ôô. Ele disse que o local é um espaço de promoção da cultura tradicional e prometeu para o próximo Abril Indígena, em 2016, promover um grande encontro dos povos indígenas do Brasil.

Além do plantio de uma árvore buriti e da venda de colares fabricados por índios do Parque Nacional do Xingu, o evento contou com a apresentação de rituais por integrantes da etnia funi-ôô, de Pernambuco. A programação do Abril Indígena vai até sexta-feira (24) e terá apresentações culturais, palestras, oficinas e abertura do memorial para visitação.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Geral

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV