Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Geral

publicidade
GERAL

Multa de R$ 250 para quem lavar a calçada em São Paulo vira lei

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

GIBA BERGAMIM JR.
SÃO PAULO, SP - O prefeito de Sâo Paulo, Fernando Haddad (PT), sancionou lei que proíbe os moradores da cidade de lavarem as calçadas com água tratada e prevê multa de R$ 250 para quem desrespeitar a nova regra.
De acordo com a lei, publicada do "Diário Oficial" da Cidade deste sábado (18), a limpeza de calçadas e das sarjetas só poderá ser feita por varrição, aspiração ou por meio de água de reúso - da chuva, por exemplo.
Neste último caso, o morador terá que comprovar a existência de poços ou reservatórios, caso seja flagrado por um fiscal lavando a calçada.
A multa, porém, só poderá será aplicada a moradores que já tenham sido flagrados e recebido uma advertência por escrito de fiscais. Se o morador reincidir, após ser penalizado em R$ 250, a multa dobra.
Haverá um prazo de 60 dias para a regulamentação da lei a partir da publicação. Até lá, prefeitura e Sabesp terão que definir as regras para fiscalização e sistema de cobrança da multa.
Durante as discussões do projeto na Câmara Municipal neste ano, cogitou-se a hipótese de a cobrança ser feita junto com o IPTU.
FISCAIS
O projeto que prevê a multa, assinado por vários vereadores, foi aprovado na Câmara Municipal de São Paulo no último dia 4 de março em meio à maior crise hídrica da história do Estado.
A versão aprovada é mais branda que o projeto original, que previa multa imediata de R$ 1.000, sem necessidade de advertência, para quem fosse flagrado desrespeitando a regra. A mudança foi feita após reuniões feitas entre as gestões Fernando Haddad (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB).
A aplicação da nova lei esbarra no problema da falta de fiscais para isso. A cidade tem cerca de 500 agentes vistores responsáveis por fazer valer todo tipo de lei na cidade.
O sindicato dos servidores já disse anteriormente que não há agentes suficientes para a fiscalização. A prefeitura argumenta que a nova lei tem caráter educativo e não punitivo.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Geral

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV