Cetesb multa empresa em R$ 22,5 milhões após incêndio em Santos
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Cetesb (companhia ambiental do Estado) aplicou uma multa de R$ 22,5 milhões a Ultracargo devido aos danos causados pelo incêndio que atingiu tanques de combustível da empresa por nove dias, em Santos, no litoral paulista. A empresa ainda pode recorrer.
Segundo a Cetesb, o incêndio provocou lançamento de efluentes líquidos e gasosos; colocou em risco a segurança das comunidades próximas, dos funcionários e de outras instalações na mesma zona industrial; e provocou a mortandade de milhares de peixes, prejudicando a pesca na região.
A companhia também destacou que houve interrupção das atividades de outros terminais da região e do tráfego de caminhões no Porto de Santos por conta do incêndio, além de terem ocorridos transtornos ao tráfego urbano e operações portuárias.
O incêndio começou no dia 2 de abril e foi contido apenas na sexta-feira (10), após consumir todo o estoque de LGE (Líquido Gerador de Espuma) do país. Com o controle das chamas, a Polícia Civil e os ministérios públicos Estadual e Federal também avaliam agora a causa do incêndio e as consequências ao meio ambiente.
O Sindminérios (Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios, Derivados de Petróleo e Combustíveis de Santos e Região) afirma ter alertado a Ultracargo sete meses antes do incêndio após denúncias de funcionários sobre incidentes e falhas operacionais no transporte, manuseio e armazenamento de líquidos perigosos.
Além de aplicar a multa de R$ 22,5 milhões, a Cetesb também impôs à empresa a criação de um plano para a remoção de resíduos que deverá ser aprovado pela companhia, a realização de um novo licenciamento ambiental, a revisão do plano de ação de emergência e o monitoramento da água e da vegetação afetadas pelo incêndio.
Procurada, a Ultracargo afirmou, em nota, que recebeu a autuação da Cetesb. "A empresa irá avaliar o documento, suas exigências e responderá à autoridade no prazo determinado. A Companhia segue prestando todos os esclarecimentos necessários e continuará em cooperação com as autoridades", informou a nota.
