Geral

Ipem orienta motoristas para a compra do extintor ABC

Da Redação ·
Extintor do tipo ABC começou a equipar carros em 2005 (Foto: Karla Cabral/G1)
Extintor do tipo ABC começou a equipar carros em 2005 (Foto: Karla Cabral/G1)

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) orienta os consumidores para a compra do extintor de incêndio veicular ABC. Ele deve substituir o extintor BC, existente nos veículos fabricados antes de 2004 e em parte daqueles produzidos antes de 2009. Após duas prorrogações, o novo prazo determinado para substituição termina em termina em 1º de julho.

O não cumprimento da legislação implica em multa de R$ 127,69 e cinco pontos na Carteira de Habilitação. A primeira data estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a substituição era 1º de janeiro de 2015, o que provou uma grande procura por parte dos proprietários de veículos. Os comerciantes e fabricantes não conseguiram atender a demanda e por isso houve as prorrogações e, também, a adulteração dos extintores, constatada em outros estados pelo Inmetro, que já apreendeu extintores adulterados. 

NÃO CAIA NO GOLPE – O Ipem-PR dá algumas dicas para evitar a compra de produtos inadequados:

- A adulteração ocorre no rótulo do extintor. Porém, o consumidor pode verificar a validade do produto pela data de fabricação marcada embaixo do cilindro. 

- Os extintores de 1 quilo – que são os equipamentos utilizados nos automóveis – têm validade de cinco anos. Assim, se o rótulo informar um prazo de validade superior a cinco anos é porque provavelmente foi adulterado. 

- Outra dica importante do Inmetro é sempre exigir a nota fiscal no momento da compra. 

-Todos os extintores de incêndio devem ter o selo de identificação da conformidade do Inmetro, com as seguintes inscrições: logomarca do Inmetro; número de série do selo; identificação do fabricante e número de licença do fabricante.

- Não compre extintor com o lacre rompido. Ele é a garantia de que estão preservadas as condições regulamentadas para sua utilização. O rompimento do lacre por pessoa não autorizada suspende a garantia do extintor. Portanto, se isso acontecer, procure uma empresa registrada para fazer a manutenção do equipamento.

- Para maior proteção, solicite à empresa de manutenção que forneça outro extintor, enquanto o seu estiver em manutenção.- O extintor deve ser novo e todos os componentes devem estar íntegros, sem amassados e sem ferrugem.

continua após publicidade