MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Governo lança ação para defesa de direitos humanos na internet

FLÁVIA FOREQUE E MARIANA HAUBERT BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O governo federal lançou na manhã desta terça-feira (7), em cerimônia no Palácio do Planalto, o chamado Pacto pelo Enfrentamento às Violações de Direitos Humanos na Internet. A iniciativa, com

Da Redação

·
Governo federal lança ação para defesa de direitos humanos na internet - Foto: Arquivo
Icone Camera Foto por Reprodução
Governo federal lança ação para defesa de direitos humanos na internet - Foto: Arquivo
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.04.2015, 13:12:00 Editado em 27.04.2020, 20:01:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

FLÁVIA FOREQUE E MARIANA HAUBERT
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O governo federal lançou na manhã desta terça-feira (7), em cerimônia no Palácio do Planalto, o chamado Pacto pelo Enfrentamento às Violações de Direitos Humanos na Internet. A iniciativa, com o nome de "Humaniza Redes", prevê uma ouvidoria online, onde denúncias poderão ser feitas e, em seguida, encaminhadas a provedores de internet.

Google, Facebook e Twitter estão entre apoiadores da iniciativa. Nesta manhã, o governo lança o site do Humaniza Redes para receber as informações --um dos focos, por exemplo, é coibir violações aos direitos de crianças e adolescentes, a exemplo de pornografia infantil.

"Se é crime off-line, também é crime on-line. A regra social que deve ser respeitada na rua deve ser respeitada também na rede. () até porque a diferença entre as duas situações é cada vez mais tênue", disse a ministra Ideli Salvatti (Direitos Humanos).

A ministra destacou ainda que o site fará divulgação de políticas e termos de uso das principais empresas provedoras, com acesso ao mecanismo de denúncia de cada uma delas.

Ela citou como episódios que devem ser combatidos o cyber bullying de adolescentes e lembrou o linchamento de Fabiane Maria de Jesus, 33, que morreu após ser espancada por moradores, em maio do ano passado, em Guarujá, no litoral de São Paulo. Um retrato falado feito em 2012 pela polícia do Rio foi divulgado em uma página na internet voltada à população de Guarujá e a falsa informação levou pânico aos moradores.

Liderada pela Secretaria de Direitos Humanos, a ação envolve outros cinco ministérios, como Educação, Justiça e Comunicações. Está prevista a realização de campanha institucional para promoção de um ambiente virtual sem violações e divulgação pelo MEC de material educativo nas escolas públicas.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Governo lança ação para defesa de direitos humanos na internet"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!