Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Geral

publicidade
GERAL

Em Ribeirão Preto, evento Café com Chorinho é suspenso por falta de verba

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

GABRIELA YAMADA
RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) - A crise financeira da Prefeitura de Ribeirão Preto afetou um dos projetos culturais mais tradicionais do município: o café da manhã com chorinho, na USP, suspenso por tempo indeterminado a partir deste domingo (5).
O problema é que, desde o início do ano, os cinco músicos ainda não receberam a verba mensal da prefeitura, de cerca de R$ 2.900.
Segundo os profissionais, eles só voltarão a tocar quando todo o débito for pago.
O projeto gratuito teve início há 22 anos e acontece todos os domingos de manhã, no Museu Histórico e do Café, com uma média de público de cerca de 300 pessoas, afirma Roberto Marani, 49, professor e um dos músicos.
Segundo ele, o atraso no repasse da verba municipal começou na primeira gestão da prefeita Dárcy Vera (PSD), em 2009.
No ano passado, o quinteto tocou praticamente de graça: a prefeitura deixou de repassar a verba por 11 meses.
"Não é mais justo esperar o pagamento. Infelizmente, não temos outra saída", afirmou.
Segundo ele, o secretário de Cultura, Alessandro Maraca, foi comunicado sobre a suspensão da atividade cultural no mês passado.
Os músicos se embasam em legislação federal, que autoriza a suspensão dos serviços após 90 dias corridos de atraso no pagamento.
A assessoria de imprensa da prefeitura foi procurada nesta sexta-feira (3), mas não respondeu à reportagem.
"Por pior que seja para a população, não podemos mais ficar nessa situação", afirmou Marani.
A prefeitura tem uma dívida de ao menos R$ 878,8 milhões. No mês passado, Dárcy anunciou um pacote de medidas para conter gastos e tentar economizar R$ 10 milhões por mês.
Entre as medidas estão demissões, revisões de contratos e a fusão de secretarias de programas municipais.
'SITUAÇÃO TRISTE'
Acostumada a participar do evento, a estudante Mariana Pelegrino Dias, 24, afirmou que aprendeu a dançar ali e lamentou a paralisação. "É um dos poucos projetos gratuitos e um ponto de encontro e referência para quem curte boa música, lazer e cultura."
O professor Alexandre Cintra Gouvêa, 32, diz que o Café com Chorinho é uma das atividades preferidas dele e das filhas pequenas. "É uma pena o que está acontecendo, porque [o evento] reúne famílias, com crianças e diferentes idades", lamentou Gouvêa.
Ele disse, no entanto, que apoia a decisão dos músicos e afirmou que, no município, faltam opções culturais de lazer, principalmente voltadas para as crianças.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Geral

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV