MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

​Criança expulsa de cidade por ter HIV é amparada por escola

Kun Kun, uma criança soropositivo chinesa de 8 anos, que no mês de dezembro ficou famosa depois que seus vizinhos pediram sua expulsão da cidade onde vivia por conta da doença, foi finalmente levado a uma escola especializada em crianças soropositivos, ce

Da Redação

·
Menino foi identificado pela imprensa com o pseudônimo Kun kun (Foto: AFP)
Icone Camera Foto por Reprodução
Menino foi identificado pela imprensa com o pseudônimo Kun kun (Foto: AFP)
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.03.2015, 13:21:00 Editado em 27.04.2020, 20:01:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Kun Kun, uma criança soropositivo chinesa de 8 anos, que no mês de dezembro ficou famosa depois que seus vizinhos pediram sua expulsão da cidade onde vivia por conta da doença, foi finalmente levado a uma escola especializada em crianças soropositivos, cerca de 800 quilômetros de sua casa.

continua após publicidade

Segundo revela nesta segunda-feira o jornal Global Times, os moradores da cidade de Shufangya, na província central chinesa de Sichuan, conseguiram essa controversa expulsão e, apesar dos protestos de grupos de direitos humanos e inclusive da Organização das Nações Unidas, forçaram Kun Kun a abandonar a cidade.

O avô do menor, que foi um dos signatários da carta que pedia sua expulsão, levou a criança em 3 de março à Escola Cinta Roja de Linfen (na província setentrional de Shanxi) e aproveitou que este dormia para ser levado sem se despedir, informou o jornal Beijing Times, que publicou fotos de Kun Kun em seu novo lar.

continua após publicidade

Os professores dessa escola, única da China especializada no cuidado de crianças com o vírus HIV, relataram à imprensa que o menino está se adaptando rapidamente a seu novo lar, embora sua saúde seja mais delicada que a de outras meninos, já que começou relativamente tarde -em novembro- a ser medicado.

Kun Kun herdou o vírus de sua mãe durante a gravidez e vivia com seus avôs pelo fato de que ela o abandonou pouco após nascer e o pai emigrou a Cantão para buscar trabalho. Os médicos descobriram que a criança era soropositivo em 2011, quando a mesma foi tratar pequenas feridas. Desde então, Kun Kun foi rejeitado nas escolas locais, apesar de isso ser ilegal no país asiático.

Os habitantes da cidade tomaram a polêmica decisão de votar e aprovar a expulsão do menor justificando que era uma medida para "proteger a saúde dos vizinhos".

O avô da criança, um dos defensores da medida, assegurou que ele e sua esposa eram velhos demais para continuar cuidando de Kun Kun.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "​Criança expulsa de cidade por ter HIV é amparada por escola"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!