MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Polícia do Paraná passa a usar helicópteros em operações noturnas

A Segurança Pública do Paraná conta, desde sexta-feira (20), com um novo aliado no combate à criminalidade: as operações aéreas policiais serão mais frequentes no período noturno. Para garantir a ação, foi assinado um termo de compromisso entre o Batalhão

Da Redação

·
A Secretaria da Segurança Pública e o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), assinam convênio com o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), para autorizar e priorizar voos noturnos das aeronaves do BPMOA para atendimento a ocorrências e operações policiais de patrulhamento, resgate e transporte.Curitiba, 20/03/2015. Foto: Soldado Feliphe Aires / Polícia Militar do Paraná
Icone Camera Foto por Reprodução
A Secretaria da Segurança Pública e o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), assinam convênio com o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), para autorizar e priorizar voos noturnos das aeronaves do BPMOA para atendimento a ocorrências e operações policiais de patrulhamento, resgate e transporte.Curitiba, 20/03/2015. Foto: Soldado Feliphe Aires / Polícia Militar do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.03.2015, 16:32:00 Editado em 27.04.2020, 20:01:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Segurança Pública do Paraná conta, desde sexta-feira (20), com um novo aliado no combate à criminalidade: as operações aéreas policiais serão mais frequentes no período noturno. Para garantir a ação, foi assinado um termo de compromisso entre o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (Bpmoa) e o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), que é responsável pelo controle da movimentação aérea no Sul e parte do Sudeste do País. A assinatura foi no Cindacta, no bairro Bacacheri, em Curitiba.

A ação ocorrerá, inicialmente, em Curitiba. Para voar, os helicópteros do Governo do Estado precisam de autorização prévia do Cindacta. O documento assinado nesta sexta-feira regulamenta o procedimento, ao autorizar e priorizar voos noturnos das aeronaves do Bpmoa para atendimento a ocorrências e operações policiais de patrulhamento, resgate e transporte. A autorização válida até agora era somente para o período diurno.

GRANDE APOIO - Pela agilidade no deslocamento e visão privilegiada, a aeronave pode fazer a diferença em uma ocorrência. O secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Fernando Francischini, disse que os helicópteros poderão, inclusive, serem acionados imediatamente para acompanhar uma perseguição após roubo a caixa eletrônico.“O helicóptero é uma excelente ferramenta de combate ao crime, agora também durante a noite”, disse Francischini.

“O governador Beto Richa pediu que colocássemos a estrutura que já existia para operar de acordo com a técnica policial. Temos um grande apoio da Força Aérea e do Cindacta”, afirmou ele, que acompanhou a assinatura do documento, juntamente com o subcomandante-geral da PM, coronel Nerino Mariano de Brito.Francischini também visitou as instalações do Cindacta.

ROTAS E HORÁRIOS - De acordo com o comandante da unidade aérea da PM, tenente-coronel AdonisNobosFuruushi, as ações ocorrerão, inicialmente, em Curitiba. “O documento leva informações sobre abrangência de território, rotas e horários em que as aeronaves poderão trafegar”, explicou. Pelo Cindacta, o coronel aviador José Vagner Vital destacou a importância de facilitar as operações de Segurança Pública. “Nós procuramos, com este acordo operacional, contribuir com as operações, fazendo com que as decolagens sejam mais eficientes tanto de dia quanto à noite, de tal maneira que tanto as operações de evacuação, de cuidado com enfermos, transplantes, como as policiais possam ocorrer com mais facilidade, usando o código adequado. Assim ganhamos mais tempo e eficiência nas ações de segurança”, afirmou.

GUARDAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ - A Secretaria Estadual da Segurança Pública e Administração Penitenciária firmou termo de convênio com a prefeitura de Maringá para realizar o curso de formação e capacitação técnico-profissional de guardas municipais, para que eles tenham porte funcional de arma de fogo. Todo o plano de trabalho foi elaborado pela 2ª Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças, localizada em Maringá A Polícia Militar deverá fornecer as instalações e equipamentos necessários para as aulas teóricas e práticas. Caberá ao município fornecer todo o material necessário para a realização do curso bem como apostilas para as aulas teóricas e armas e munições para as aulas práticas. Em janeiro deste ano a Secretaria Estadual assinou termo de convênio com a prefeitura de Londrina, também para realizar capacitação dos guardas municipais daquele município.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Polícia do Paraná passa a usar helicópteros em operações noturnas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!