Geral

IML confirma 50 mortes em acidente com ônibus do Paraná

Da Redação ·
Acidente de ônibus foi na Serra Dona Francisca (Foto: Jean Mazzonetto/RBS TV)
Acidente de ônibus foi na Serra Dona Francisca (Foto: Jean Mazzonetto/RBS TV)

Os 50 corpos do acidente de ônibus na Serra Dona Francisca, no Norte de Santa Catarina, que estão no Instituto Médico Legal (IML) de Joinville serão transladados para União da Vitória, no Paraná, logo pela manhã deste domingo (15), informou a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joinville.

O veículo caiu em uma ribanceira de aproximadamente 400 metros em Joinville no km 89 da SC-418 no fim da tarde de sábado (14).

Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Joinville, o grupo saiu de União da Vitória e atravessava Santa Catarina para ir até um evento religioso em Guaratuba, também no Paraná.

No início da manhã deste domingo, foram retomadas as buscas por mais vítimas do acidente. Conforme a Secretaria, existe a possibilidade de que haja corpos embaixo do ônibus e na mata.

Às 13h, os peritos do Instituto Geral de Perícias (IGP) farão levantamento do local do acidente. Depois de liberado o local, o ônibus poderá ser retirado e encaminhado ao pátio da Polícia Rodoviária Estadual, em Campo Alegre, onde ficará retido para perícia.

Esta já é considerada a maior tragédia rodoviária registrada em Santa Catarina em número de mortes, superando o acidente com um ônibus argentino, em 2000, que matou 42 pessoas.

continua após publicidade

Até 6h deste domingo, havia 54 nomes identificados e cinco pessoas com nomenclatura ainda não identificada.

Lista de óbitos confirmados pelo IML

Anderson Celis Junior - André Luiz Carvalho - Assinara A de Oliveira - Camile Araújo Sieves - Carlos Alberto de Almeida - Cérgio Antonio da Costa (motorista) - Conrado Schier Filho - Darci Crespo Linhares Deornirce Margarete Fontana Lima - Hildo L. de Souza - Janaina Darcley Ribeiro de Lima - Lariana Regina Vieira - Luiz Cesar Araújo - Maria Anisia Kutianski Agostini - Marise Antunes da Conceição Schier Marli Terezinha Ribeiro - Mateus Costa - Melissa Jane Da Silva - Renan R. Chrisostemo - Roseli Chrisostemo - Sandra Jiliane Costa - Sônia Regina Vieira - Terezinha D. Carvalho - Thiago Roberto Barbosa - Wesley Araujo Sieves

Lista de passageiros confirmados que aguardam identificação


Alan P Schneider - Dalton Ribeiro Dionilei M. Lima - Eloisa dos Santos de Almeida - Flávio Ribeiro Glória Podstaya - Gustavo Felipe Serafim Aquino - Idelzina A. P. Aguiar - João Antônio M. Soares - Juliane Siqueira - Ketelin V. de Souza Ramos - Lenice Aparecida Miranda - Lucélia Soares - Maria D. Souza Mariza Pinto - Osvaldir Silves - Rejane de Fátima Araújo - Renan Araújo - Ricardo Araújo - Selma Carolina Schneider - Tereza Fernandes Sins - Leonilda Alves dos Santos

Levados para hospitais

Danrlei Crespo Linhares (São José) - Elton Jhon de Almeida (São José) - Lucas K. Vieira (São José) Rosangela Crespo Linhares (São José) - Alexo de Lima Zenere (Dona Helena) - Alana Pires (Dona Helena) - Elis Cristina Mazur (Dona Helena)

O acidente

O motorista do ônibus, com placas de União da Vitória, no Paraná, teria perdido o controle do veículo em uma curva. O local do acidente fica próximo a um mirante na região turística conhecida como Serra Dona Francisca.

Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Joinville, o grupo saiu de União da Vitória e atravessava Santa Catarina para ir até um evento religioso em Guaratuba, também no Paraná. ResgateEquipes trabalham desde o fim da tarde de sábado (14) no resgate de feridos.

Pelo menos 15 viaturas e ambulâncias foram mobilizadas no local, mas as equipes enfrentaram dificuldades por conta da escuridão e pela falta de sinal de rádio e celular no local. O grupo de Bombeiros Voluntários de Joinville se reuniu para organizar uma operação de resgate que deve atravessar a madrugada. O trânsito permaneceu interditado nos dois sentidos para os trabalhos de resgate até o fim da noite.

O ônibus deve ser retirado na manhã deste domingo (15), conforme o governo do estado. Mensagem do governadorO governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, acompanha as ações de resgate e postou uma mensagem de solidariedade aos profissionais e às famílias das vítimas em uma rede social. "A maior tragédia de trânsito da história de Santa Catarina. Policiais, bombeiros, técnicos do IGP, reforçamos todas as equipes. Nossos irmãos paranaenses, de modo muito especial os familiares, recebam nossos sentimentos de dor e pesar nesse momento tão triste. #‎Tristeza‬ ‪#‎Solidariedade‬ ‪#‎Paraná‬ ‪#‎SantaCatarina‬", escreveu Colombo.

Ajuda de motoristas

Segundo relato da repórter da RBS TV Marjorie Caturani, que chegou ao local instantes após o acidente, motoristas de outros veículos tentaram descer a ribanceira para tentar prestar socorro aos passageiros do ônibus. Muitas das vítimas resgatadas com vida estavam desacordadas.

Inquérito

O delegado Rodrigo Bueno Gusso afirmou que um inquérito já foi aberto para apurar as causas do acidente. Ele foi até o local, mas uma perícia deve ser feita no veículo. Gusso também não descarta a possibilidade de ouvir os sobreviventes, quando tiverem se recuperado.  Ele também vai aguardar os exames no corpo do motorista, para saber se pode ter tido algum mal súbito. O resultado da investigação será encaminho para a Polícia Civil de Trânsito.

Luto em União da Vitória

A prefeitura de União da Vitória, na região sul do Paraná, decretou luto em decorrência do acidente que matou 50 pessoas na Serra Dona Francisca, no norte de Santa Catarina. A tragédia envolveu moradores da cidade que seguiam para um evento religioso em Guaratuba. As famílias das vítimas estão sendo reunidas na Capela Mortuária, ao lado do Cemitério Municipal, para que recebam apoio psicológico, com profissionais da secretaria de Saúde, pelo tempo que for preciso.