Geral

Polícia apreende mais de 5 toneladas de drogas no PR

Da Redação ·
Drogas apreendidas nesta sexta-feira pela polícia (Foto: AEN)
Drogas apreendidas nesta sexta-feira pela polícia (Foto: AEN)

Policiais civis dos Núcleos Curitiba e Cascavel, da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), apreenderam na madrugada desta sexta-feira (13) uma tonelada de drogas, entre maconha, crack e cocaína, numa ação que ocorreu na BR-277, em São Luiz do Purunã. A polícia prendeu dois suspeitos e apreendeu três veículos. 

continua após publicidade

O secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Fernando Francischini, disse que nesta semana a Polícia Civil do Paraná apreendeu mais de cinco toneladas em todo o Estado. Segundo ele, não é uma apreensão única, a ação desta madrugada impediu que quase uma tonelada de droga chegasse até os traficantes de Curitiba e Região Metropolitana. 

De acordo com a delegada Camila Cecconello, titular do Núcleo de Curitiba da Denarc, havia informação sobre um veículo que vinha com drogas do oeste do Estado para a Capital. Esse carro, um Corsa de placas APS-7015, foi abordado pelas equipes em uma barreira em São Luiz do Purunã, no final da madrugada. “Ele estava servindo de batedor para o outro veículo que trazia a droga. O motorista, Ariovaldo Wagner Morbach, 38 anos, foi preso”, contou. 

continua após publicidade

A polícia afirma que quando o Corsa foi abordado uma caminhonete Triton mudou bruscamente de rota e seguiu sentido Ponta Grossa. As equipes se deslocaram rapidamente atrás da caminhonete, parando mais à frente. 873,300 quilos foram encontrados no veículo. O motorista, Felipe Manoel Pinto Apolinário, 23, foi preso.

“Próximo ao local onde abordamos a caminhonete encontramos um HB 20 abandonado. Dentro, cerca de mil maços de cigarros contrabandeados provavelmente do Paraguai”, disse Camila. “Dados oficiais da Secretaria da Segurança Pública mostram que essas são as ações mais efetivas contra o tráfico de drogas dos últimos nove anos”, afirmou Francischini. 

Houve aumento de 35% nas ocorrências de consumo de drogas no Paraná e de 16% em Curitiba, na comparação entre os meses de janeiro e fevereiro de 2015 e 2014. Já as ocorrências relacionadas ao tráfico, que demonstram a maior atuação das polícias no combate a esse tipo de crime, tiveram acréscimo de 15% no Paraná e de 7% em Curitiba. 

“É uma prioridade da Secretaria da Segurança Pública. Esse é só o começo do combate sistemático ao tráfico de drogas, ao cumprimento de mandados de prisão contra traficantes e assaltantes nas ruas”, complementou o secretário.