Geral

Submersa durante cheia, Casa de Chico Mendes será restaurada

Da Redação ·
Casa de Chico Mendes quando ficou submersa pelas águas do Rio Acre em Xapuri e agora depois da cheia (Foto: Aline Nascimento/G1 e Quésia Melo/GE)
Casa de Chico Mendes quando ficou submersa pelas águas do Rio Acre em Xapuri e agora depois da cheia (Foto: Aline Nascimento/G1 e Quésia Melo/GE)

A casa do líder seringueiro Chico Mendes, localizada no município acreano de Xapuri, distante 188 km de Rio Branco, será restaurada, depois de ter ficado completamente coberta pelas águasdurante enchente histórica do Rio Acre que atingiu o município. O imóvel, construído na década de 60, passa por avaliação de engenheiros e técnicos do Instituto de Patrimônio Histórico e  Artístico Nacional (Iphan). A previsão é que o processo de restauração ocorra no segundo semestre deste ano. O Centro de Memória Chico Mendes também passa por avaliação. Na cidade, de pouco mais de 16 mil habitantes, o rio chegou a marcar 18,29 metros.

continua após publicidade

Segundo o superintendente do Iphan, Deygesson Gusmão, o órgão já havia contratado uma empresa para restaurar a casa antes da enchente. "Nós já havíamos licitado um projeto de restauração da casa. Já tinha sido entregue, mas da situação em que a casa se encontrava. Agora com essa enchente, o primeiro diagnóstico não serve mais e terá que ser refeito", explicou.


O superintendente falou ainda que é necessário que um novo diagnóstico seja feito, tendo em vista que novos problemas possam ter ocorrido na estrutura da casa. "A casa passou um tempo submersa e podem ter surgido novos danos, novas patologias, a casa é de madeira. A previsão é que até o segundo semestre a restauração tenha sido iniciada", espera.