Geral

Pesquisadores divulgam previsão climática para o próximo trimestre

Da Redação ·
Foto: arquivo/ TNonline
Foto: arquivo/ TNonline

A previsão do clima para os próximos três meses (março, abril e maio) é de chuva abaixo da média nas regiões Norte e Nordeste, havendo maior probabilidade de chuvas acima da média para a parte norte do Nordeste, e precipitação dentro da média na Região Sul.

continua após publicidade

Os dados são do Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Acesse o relatório completo emitido pelo GTPCS.

Para a Região Sudeste do País, a tendência é de diminuição de chuvas nos próximos meses. Com relação às temperaturas, o documento aprovado na reunião do GT na sexta-feira (20) aponta que devem variar entre normais e acima da média no centro-sul do Brasil e no norte das regiões Norte e Nordeste.

continua após publicidade

Participam do grupo de trabalho, instituído pelo MCTI em novembro de 2013, as principais lideranças na área de previsão climática no País.

Entre eles, estão pesquisadores do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI); do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI); e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).

A reunião da semana passada foi realizada no Cemaden, em São José dos Campos (SP), com a colaboração do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), de centros estaduais de meteorologia e outros órgãos ligados à área.

A cada mês os especialistas se reúnem para traçar prognósticos para o trimestre seguinte. O objetivo é dar subsídios aos tomadores de decisões sobre o cenário climático que se aproxima.