Geral

Presidenta inaugura parque eólico no Rio Grande do Sul

Da Redação ·
Foto: Vanderlei Tacchio/ Divulgação Eletrosul
Foto: Vanderlei Tacchio/ Divulgação Eletrosul

Nesta sexta-feira (27), a presidenta Dilma Rousseff inaugura o Parque Eólico de Geribatu no município de Santa Vitória do Palmar (RS). O empreendimento atende ao consumo energético de aproximadamente 1,5 milhão de habitantes. A cerimônia será realizada a partir das 15h.

continua após publicidade

Além do parque eólico, será entregue o sistema de transmissão associado que escoará a energia para o Sistema Interligado Nacional (SIN). As duas ações estão previstas no PAC2 e somam R$ 2,1 bilhões em investimentos.

O empreendimento pertencente à Eletrobras Eletrosul e ao FIP Rio Bravo Energia 1. 

continua após publicidade

O sistema de transmissão conta com aproximadamente 470 quilômetros de linhas de extra-alta tensão (525 kV), três novas subestações (Santa Vitória do Palmar, Marmeleiro e Povo Novo) e a ampliação da subestação Nova Santa Rita – obras realizadas em parceria entre a Eletrobras Eletrosul (51%) e a Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT).

Serão entregues, ainda, outros 290 quilômetros de linhas de alta tensão (230 kV) e a subestação Camaquã 3, que reforçam o sistema elétrico gaúcho.

Campos Neutrais

continua após publicidade

Juntamente aos outros dois parques em implantação no extremo sul – Chuí e Hermenegildo –, o Parque Eólico de Geribatu forma o Complexo Eólico Campos Neutrais – o maior da América Latina. Em conjunto, o trio soma 583 megawatts (MW) de capacidade instalada, o suficiente para abastecer uma cidade com 3,4 milhões habitantes.

Toda a energia produzida pelas eólicas do Rio Grande do Sul será conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por uma linha de transmissão de 500 quilômetros de extensão.

A linha está sendo construída entre Santa Vitória do Palmar e Nova Santa Rita, e precisou de solução inovadora para não prejudicar o meio ambiente.