MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Homem cego ganha olho biônico e volta a enxergar esposa após uma década

Um dos principais desafios dos cientistas é empregar alta tecnologia para devolver ao ser humano funções básicas perdidas por algum motivo. Funções biológicas que podem ser resgatadas por dispositivos mecânicos é um sonho que parece ter saído de uma his

Da Redação

·
Foto: reprodução
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.02.2015, 13:39:00 Editado em 27.04.2020, 20:02:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um dos principais desafios dos cientistas é empregar alta tecnologia para devolver ao ser humano funções básicas perdidas por algum motivo. Funções biológicas que podem ser resgatadas por dispositivos mecânicos é um sonho que parece ter saído de uma história de ficção científica, mas que já começa a se tornar realidade.

continua após publicidade

O mais novo exemplo disso é o caso de Allen Zderad, um homem de 68 anos que não via sua esposa há uma década, mas pode matar as saudades graças à implementação de um olho biônico. Há 20 anos ele foi diagnosticado com retinite pigmentosa e, 10 anos depois, perdeu completamente a visão.

Recentemente, Zderad fez parte de um programa para implementação do Second Sigth (ou segunda vista, em tradução livre) e, com isso, voltou a enxergar formas e sombras, bem como seu próprio reflexo. O sistema consiste em um olho biônico capaz de enviar ondas luminosas diretamente ao nervo óptico, driblando, assim, a retina danificada.

continua após publicidade

“Um pequeno chip do formato de um wafer foi embutido no olho direito dele, cabos foram ligados num procedimento cirúrgico realizado em janeiro e, então, duas semanas depois, o resto da prótese presente em um par de óculos foi ativada”, descreveu o doutor Raymond Iezze Junior, responsável pela cirurgia.

“O projeto é um olho biônico na acepção pura do termo. Ele não é um substituto para o globo ocular, mas funciona com base na interação com o olho”, complementa o cientista. Apesar dos avanços, um longo caminho ainda está por vir para Zderad, como revela o Mashable. O paciente deverá passar por um período extenso de fisioterapia para se adaptar perfeitamente ao olho biônico.

Clique AQUI, e assista ao vídeo. 

Fonte/autoria: canaltech.com.br

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Homem cego ganha olho biônico e volta a enxergar esposa após uma década"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!