Geral

Horário de verão termina no próximo domingo

Da Redação ·
Os relógios devem ser atrasados em uma hora à 0h de domingo (22) (Arquivo)
fonte:
Os relógios devem ser atrasados em uma hora à 0h de domingo (22) (Arquivo)

SÃO PAULO, SP - Em vigor desde outubro de 2014, o horário de verão termina à 0h do próximo domingo (22) nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. Com isso, os relógios deverão ser atrasados uma hora.
O principal objetivo do horário de verão é aliviar as redes de transmissão de energia nos períodos do dia em que o consumo é mais intenso.

continua após publicidade

Nos 24 municípios atendidos pela Eletropaulo, a economia foi de aproximadamente 139 GWh, volume suficiente para distribuir energia durante um mês ao município de Osasco, por exemplo, que tem cerca de 693 mil habitantes.

O Ministério de Minas e Energia ainda não divulgou balanço da energia consumida e economizada no horário de verão deste ano. A estimativa da pasta, porém, era que a economia chegasse a R$ 278 milhões no período - na edição anterior, a economia chegou a R$ 405 milhões.

continua após publicidade

Neste ano, o governo federal chegou a cogitar a prorrogação do horário de verão na tentativa de aumentar a economia, mas a ideia acabou não acatada.

Isso porque o forte calor acabou por trazer esse horário de maior consumo para o início da tarde, a partir das 14 horas, quando há um uso intenso de aparelhos de refrigeração, enquanto o horário de verão costuma reduzir o consumo no início da noite.

Desde 2008, decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança.

De acordo com o decreto, a mudança no horário ocorre, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo.