Geral

Estado entrega marca-passo para criança no Paraná

Da Redação ·
Isabelly Vitória poderá voltar para casa após o implante do marca-passo diafragmático (Foto: Arquivo pessoal/ Wagner Mello)
Isabelly Vitória poderá voltar para casa após o implante do marca-passo diafragmático (Foto: Arquivo pessoal/ Wagner Mello)

A menina Isabelly Vitória, bebê paranaense de 1 ano e 6 meses com uma imunodeficiência grave, recebeu o marca-passo diafragmático comprado pelo Estado nesta quinta-feira (19). O aparelho avaliado em R$ 500 mil foi enviado para a Argentina no dia 27 de janeiro. A Secretaria Estadual de Saúde informou que o marca-passo foi entregue ao Hospital de Clinicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

continua após publicidade

O Hospital de Clínicas da UFPR informou ao G1 que o equipamento já está no hospital e, a cirurgia deve ser realizada entre os dias 25 e 27 de fevereiro. Conforme o comunicado, a realização do implante depende das condições clínicas de Isabelly. Isabelly Vitória é de Rolândia, no norte do Paraná, e está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Clínicas em Curitba desde setembro. Os pais da menina conseguiram na Justiça uma liminar que obrigava o Estado a comprar o marca-passo diafragmático.

O aparelho vai melhorar a respiração da criança e ainda possibilitar que ela receba alta médica.

continua após publicidade

A criança foi internada no hospital Infantil de Londrina, no norte do Paraná, pela primeira vez em dezembro de 2013, com infecção.

Por sete meses a equipe médica tentou diagnostica a doença, mas não conseguiu. Somente depois de uma liminar judiciar, o Estado foi obrigado a transferir Isabelly para um hospital especializado na Região Metropolitana de Curitiba. Foi nessa época, que os pais descobriram que a menina sofria de uma imunodeficiência grave. Em setembro de 2014, Isabelly passou por um transplante de medula óssea e precisa do marca-passo para ir pra casa.

Confira matéria completa AQUI