Geral

ANS suspende nesta quinta-feira 70 planos de saúde de 11 operadoras

Da Redação ·
Foto: arquivo
Foto: arquivo

SÃO PAULO, SP - A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) suspendeu, a partir desta quinta-feira (19), a comercialização de 70 planos de saúde de 11 operadoras por desrespeito aos prazos de atendimento e por outras queixas, como negativas indevidas de cobertura. O anúncio havia sido feito na semana passada. 

continua após publicidade

De acordo com a ANS, das operadoras com a proibição de comercialização, oito já sofreram suspensões anteriores. Entre as empresas estão: Allianz Saúde, Caixa Seguradora, Plamed, Unimed Paulistana e Unimed Rio. A lista completa dos planos suspensos pode ser consultada no site da ANS. 

Foram recebidas 13.921 reclamações no período de 19 de setembro a 18 de dezembro de 2014. 

continua após publicidade

Além de ter a comercialização suspensa, as operadoras que negaram indevidamente cobertura podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 100 mil. 

A ANS também informou que está permitindo a reativação de 43 planos de saúde que estavam com a comercialização até então suspensa. Eles teriam comprovado que houve uma melhora no atendimento nos últimos três meses. 

Desde o início do programa de monitoramento, 1.043 planos de 143 operadoras já tiveram as vendas suspensas. Outros 890 planos voltaram ao mercado após comprovar melhorias no atendimento.