Geral

Parques estaduais oferecem trilhas, natureza preservada e aventura

Da Redação ·
Parque Estadual de Vila Velha localizado no município de Ponta Grossa, região dos Campos Gerais.//foto Denis Ferreira Netto
Parque Estadual de Vila Velha localizado no município de Ponta Grossa, região dos Campos Gerais.//foto Denis Ferreira Netto

Os parques estaduais são uma boa alternativa para quem planeja descansar e aprender sobre a história do Paraná neste Carnaval. Alguns deles estarão abertos e com atendimento aos turistas durante o feriado. Os parques oferecem caminhadas em trilhas, passeios de aventura, contemplação de belezas naturais, vídeos explicativos sobre a fauna e a flora e pesquisas científicas. 

O Paraná tem 68 Unidades de Conservação gerenciadas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e 28 são abertas para visitação. Estas áreas foram criadas para a conservação e proteção da biodiversidade, o desenvolvimento de pesquisas científicas e a oferta de atividades de educação ambiental. NORMAS – Todos os parques estaduais têm normas de visitação que devem ser respeitadas para garantir a preservação do meio ambiente.

Os cuidados ajudam a manter os locais preservados e contribuem para que não haja interferência na cadeia alimentar da fauna local. As medidas incluem o descarte correto do lixo, não levar animais domésticos, não pisar na vegetação, não fazer churrascos no parque. O descumprimento das normas pode acarretar notificações e até mesmo autos de infração ambiental. Antes de visitar uma das Unidades de Conservação Estadual verifique se ela tem atendimento do IAP ao público no dia e no horário pretendido. Para mais informações acesse o site www.iap.pr.gov.br. Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: www.iap.pr.gov.br. ewww.pr.gov.br


Conheça alguns parques estaduais: 

LITORAL
– Em Matinhos, o Parque Florestal Rio das Onças tem trilhas planas e de diferentes níveis de dificuldade. Nelas os visitantes podem descobrir espécies da fauna e da flora nativas. O parque fica aberto à visitação de terça-feira a domingo e nos feriados, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. O telefone de contato é o (41) 3453-2472. A visitação é gratuita. 

CAMPOS GERAIS
– Vila Velha, em Ponta Grossa, é um dos parques mais antigos e mais visitados do Paraná. Os arenitos são a principal atração, um importante patrimônio geológico formado há milhares de anos pela ação natural dos ventos e da água. A Lagoa Dourada chama atenção dos visitantes pela água cristalina e os inúmeros cardumes. As furnas também merecem destaque em função da peculiaridade da formação, além de serem locais propícios para a prática de atividades integradas à natureza. O Parque Vila Velha conta com toda estrutura necessária para atendimento dos visitantes sem causar impactos negativos à biodiversidade e ao patrimônio geológico do local. Funciona de quarta à segunda-feira e nos feriados das 8h30 às 15h30. O telefone é (42) 3228-1539. Os preços da visitação variam de acordo com a idade dos visitantes e os passeios escolhidos. 

NORTE – Com 25 anos de existência, o Parque Estadual Mata dos Godoy preserva um dos últimos remanescentes de Floresta Subtropical (Floresta Estacional Semidecidual), que anteriormente cobria grande parte do Paraná e se estendia até o Paraguai e Argentina. Com área de 690,1 hectares, o parque está circundado pela cidade de Londrina e por áreas ocupadas pela agricultura e pecuária. Além de ter o contato direto com a biodiversidade local e laboratórios de pesquisas científicas ao ar livre, os visitantes podem aprender um pouco sobre a história da região. Até junho de 1989, quando foi assinado o decreto de criação do parque, a área pertencia à Fazenda Santa Helena, de propriedade da Família Godoy, que já na época mantinha a mata com o objetivo de preservar o local para as gerações futuras. São três trilhas abertas à visitação – Trilha do Projeto Madeira, Trilha Interpretativa, ou das Perobas e Figueiras, e a Trilha Álvaro Godoy ou dos Catetos. O parque funciona nos domingos e feriados, das 13h30 às 17h. Durante a semana a visitação ocorre somente com pré-agendamento. O telefone para contato é (43) 3373-8700. As visitas são gratuitas. 

REGIÃO OESTE – O Parque Cabeça do Cachorro fica em São Pedro do Iguaçu. O local é considerado um dos poucos fragmentos florestais da região e está inserido no Corredor Iguaçu-Ilha Grande. Entre as atrações do local estão o Centro de Educação Ambiental; a Trilha do Tarumã, de 550 metros, onde é possível visualizar a flora local; e a Trilha da Ponte Pênsil, com acesso a um trajeto de 1.800 metros onde é possível observar pássaros, mamíferos e outras espécies da fauna local. O parque está aberto à visitação de terça-feira a domingo e nos feriados, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Grupos organizados devem agendar o passeio. O telefone de contato é (45) 3255-1007. A visitação é gratuita. Serviço: Parque Estadual Rio das Onças Localização: 600 metros da praia. Acesso pela PR-412 (Balneário Riviera II - Matinhos) Visitação: de terça-feira a domingo e nos feriados, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Contato: (41) 3453-2472.

A visitação é gratuita Parque Estadual Vila Velha Localização: BR-376, km515, Jardim Vila Velha - Ponta Grossa Visitação: de quarta à segunda-feira e nos feriados, das 8h30 às 15h30. Contato: (42) 3228-1539. Os preços da visitação variam de acordo com a idade dos visitantes e os passeios escolhidos. Parque Estadual Mata dos Godoy Localização: Rodovia Álvaro Lázaro de Godoy, Km 04, Distrito do Espírito Santo – Londrina Visitação: domingos e feriados, das 13h30 às 17h. Durante a semana a visitação ocorre somente com pré-agendamento. Contato: (43) 3373-8700. As visitas são gratuitas. Parque Estadual Cabeça do Cachorro Localização: PR-585, entre os municípios de São Pedro e Vera Cruz do Oeste Visitação: de terça-feira a domingo e nos feriados, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Grupos organizados devem agendar o passeio. Contato: (45) 3255-1007 A visitação é gratuita.

continua após publicidade