Geral

Montagem do Galo e cores do frevo antecipam Carnaval no Recife

Da Redação ·
Foto: André Nery/PCR/ ilustrativa
Foto: André Nery/PCR/ ilustrativa

RECIFE, PE - Ainda não é Carnaval, mas as cores do frevo já estão por todo lado nas ruas do Recife Antigo. Na ponte Duarte Coelho, uma figura imponente amanheceu nesta quinta (12), véspera da abertura oficial da folia, atraindo olhares de quem passava por ali.

continua após publicidade

É a escultura gigante do Galo da Madrugada, marca do Carnaval da cidade, que está sendo montada para recepcionar os foliões no sábado de zé-pereira, dia do desfile do bloco.

Moradores e turistas que passam pela ponte aproveitam para tirar fotos da alegoria, enquanto homens trabalham na montagem do gigante.

continua após publicidade

Os estudantes Breno Emanoel, 16, e Vitória Medeiros, 16, foram ao Marco Zero em um passeio da escola para pular em um bloco de professores e alunos, mas deram uma escapadinha pra fazer selfies com o Galo.

“É a primeira vez que eu vejo o Galo. O meu sonho é sair nesse bloco”, contou Vitória. “Parece que dessa vez ele está maior”, disse Breno ao ver a escultura de 27 metros e 33 toneladas.

O motorista Francisco César, 43, também parou para fazer uma selfie, entre uma corrida e outra. “Sou daqui, mas só vejo o Carnaval pela TV, não gosto de tumulto. Mas como hoje tá mais vazio, aproveitei pra ver o Galo.”

continua após publicidade

O casal Flávio Justo, professor de capoeira, e Gabriela Santiago, produtora de cinema, passou pra fazer uma foto da alegoria e saiu correndo pra comprar as fantasias que faltavam.

Colorido com penas brilhantes e vestido de preto e amarelo, o Galo terá neste ano um saxofone no peito para lembrar os homenageados do ano no Carnaval recifense: o clube Bola de Ouro, que completa cem anos, e o maestro Spok, saxofonista que divulgou o frevo pelo mundo.

Outra novidade do ano é que, desta vez, o Galo construído pelo artista plástico Sávio Araújo irá movimentar a cabeça e as asas enquanto recebe os foliões.

continua após publicidade


Prévia

Quem não aguentar esperar até sábado para desfilar no Galo pode se aquecer para o frevo já nesta quinta, quando sairá o Galo ao Contrário. O desfile irá fazer o mesmo percurso de sábado, mas no sentido inverso, com saída marcada para as 20h, na rua do Sol.

Também nesta quinta já acontece a abertura do Carnaval de Olinda. A festa começa às 19h no polo Fortim do Queijo, com shows de Maracatu Nação Pernambuco, Alceu Valença e Claudionor Germano, entre outros artistas.