MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Telefonia fixa está no topo da lista de reclamações dos consumidores

Em 2014, o Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR) atendeu 80.266 consumidores. Na lista dos serviços com mais reclamações e denúncias dos paranaenses estão telefonia fixa, bancos, telefonia móvel, TV por assinatura, cartões d

Da Redação

·
Foto: arquivo
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: arquivo
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.02.2015, 17:45:00 Editado em 27.04.2020, 20:03:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em 2014, o Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR) atendeu 80.266 consumidores. Na lista dos serviços com mais reclamações e denúncias dos paranaenses estão telefonia fixa, bancos, telefonia móvel, TV por assinatura, cartões de crédito e planos de assistência funerária. 

continua após publicidade

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (9) pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que reúne informações sobre as reclamações apresentadas pelos consumidores aos Procons. 

No Paraná, a campeã de reclamações é a empresa de telefonia Oi, com 5.569 registros, seguida pela Organização Social de Luto de Curitiba, com 2.444 reclamações, e pela Tim/Intelig, com 1.924 atendimentos. 

continua após publicidade

BRASIL 

Em todo o País, foram registrados 2.490.769 atendimentos pelos Procons integrados ao Sindec, sendo que 62,7% foram reclamações e denúncias e 37,3% correspondem a consultas e orientações prestadas aos consumidores. 

continua após publicidade

O boletim do Sindec apresenta, entre outras informações, uma breve análise sobre os assuntos maior destaque em âmbito nacional e estadual e o ranking com as empresas mais demandas em cada Estado. 

Nesta edição, também é possível verificar a comparação entre o volume de atendimento o respectivo índice de solução entre empresas de um mesmo setor econômico. 

O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor é informatizado e integra o atendimento feito por Procons de 26 Estados, do Distrito Federal e de 336 municípios. O Boletim Sindec 2014 está disponível no link: http://www.justica.gov.br/noticias/em-2014-mais-d...

continua após publicidade

ACESSIBILIDADE 

continua após publicidade

O Procon-PR disponibiliza aos consumidores a plataforma Procon-PR em Números. O sistema permite acompanhar diariamente reclamações da população, além do comportamento dos fornecedores de produtos e serviços. 

O sistema reúne todos os registros desde 2013 e está disponível no site do Procon-PR (www.procon.pr.gov.br) e da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (www.justica.pr.gov.br). 

“A ferramenta ajuda o cidadão nas escolhas de prestadores de serviços, para saber o percentual de solução de cada empresa. Com base nesta transparência, é possível diminuir o número de reclamações e dar maior rapidez ao atendimento", explica a diretora do Procon-PR, Claudia Silvano. 

Os consumidores também contam com a plataforma consumidor.gov.br como solução alternativa de conflitos de consumo na internet. O serviço é monitorado pelos órgãos de defesa do consumidor e pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, com o apoio da sociedade. Já são mais de 228 empresas participantes. 

Disponível no Paraná desde maio de 2014, a plataforma já conta com mais de oito mil registros, com um índice de solução que ultrapassa 76%.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Telefonia fixa está no topo da lista de reclamações dos consumidores"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!