Geral

Prefeitura instala mais uma faixa em ´X` para pedestres no centro de SP

Da Redação ·
Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas
Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas

SÃO PAULO, SP - A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) inaugurou nesta segunda-feira (9) a terceira faixa de pedestres diagonal (em 'x') para facilitar a travessia. 

continua após publicidade

O cruzamento da rua Xavier de Toledo com o viaduto do Chá foi o local que recebeu a sinalização diferenciada. O modelo é baseado em uma prática usada em Tóquio, no Japão, para dar mais segurança e agilidade aos pedestres. 

Uma pesquisa realizada pela companhia mostrou que o horário de maior movimento de pedestres no cruzamento acontece nos três períodos (manhã, entre picos e tarde): 2.400, 2.900 e 4.700 pessoas/hora, respectivamente. 

continua após publicidade

Segundo a CET, o tempo médio de travessia era de 135 segundos pois era feito em duas etapas. Agora, na diagonal, o tempo gasto é de 73 segundos. 

Em dezembro, foi implantada a primeira travessia em "x" do país no cruzamento das ruas Riachuelo e Cristovão Colombo, a partir da qual foram estabelecidos parâmetros e feitas as devidas avaliações. Em janeiro, o cruzamento das avenidas Ipiranga e São João foi o segundo a receber a novidade. 

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou ainda que no local há placas e semáforos para orientar motoristas e pedestres e que equipes da companhia vão acompanhar as intervenções para garantir a segurança e fazer a orientação.