MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Universidades estaduais do Paraná promovem trote solidário

Com o início das aulas nas universidades estaduais a partir desta segunda-feira (9), as instituições alertam para a proibição do trote violento em suas dependências e incentivam ações de solidariedade entre os alunos. A acolhida aos cerca de 70 mil estuda

Da Redação

·
Foto: arquivo
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: arquivo
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.02.2015, 17:11:00 Editado em 27.04.2020, 20:03:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com o início das aulas nas universidades estaduais a partir desta segunda-feira (9), as instituições alertam para a proibição do trote violento em suas dependências e incentivam ações de solidariedade entre os alunos. A acolhida aos cerca de 70 mil estudantes de graduação terá atividades de integração e ações solidárias com o objetivo de ambientar os calouros e inibir a prática do trote violento. 

continua após publicidade

Todas as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) têm resoluções que proíbem atividades de trote no âmbito da instituição, considerando o artigo 5°, Inciso III, da Constituição Federal que assegura que ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento desumano ou degradante. Ainda consideram que o trote favorece atos de conduta condenável e violência excessiva que podem por em risco a integridade física e moral dos calouros nas universidades. 

Na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que tem datas diferenciadas de início das aulas, os calouros começam a ser recepcionados no dia 9 com uma programação especial organizada pelos colegiados de cada curso. No câmpus de Campo Mourão, por exemplo, acontece o V EPA Solidário. A atividade do colegiado de Engenharia de Produção Agroindustrial integra calouros e veteranos com ações recreativas, solidárias e de orientação. Entre elas estão a arrecadação de produtos que beneficiarão instituições do município, doações de sangue para o Hemonúcleo, confecção de fraldas na Casa das Fraldas e palestras sobre a profissão. 

continua após publicidade

Os câmpus de Apucarana, Campo Mourão, Paranavaí e União da Vitória serão os primeiros a abrirem as atividades acadêmicas. Entre as atividades estão previstas aulas inaugurais, orientações sobre a vida acadêmica e gincanas. 

Após o Carnaval, no dia 19, recomeçam as atividades para os alunos do câmpus de Paranaguá. Depois, no dia 23, inicia o calendário acadêmico nos câmpus de Curitiba I e II. 

Os cerca de 1,9 mil novos alunos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) terão atividades diferenciadas de acordo com a programação de cada curso a partir de segunda-feira (9), e serão recepcionados pelo reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas e pela vice-reitora Gisele Alves de Sá Quimelli, nos três turnos (8h, 14h e 19h). Após a recepção, os alunos seguirão para o espaço de cada curso no Câmpus Central e Uvaranas, onde participarão de atividades de orientação sobre a vida na universidade nos próximos anos. Será lançado também o “Guia CAOE” (www.guiacaoe.com.br), um portal para os estudantes com informações da universidade. 

continua após publicidade

Ações de solidariedade, cidadania e cultura fazem parte da programação da "Semana de Recepção aos Ingressantes” da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a partir do dia 19. Entre as atividades programadas para receber os cerca de 3 mil novos alunos está a realização de um mutirão, em parceria com o Hemocentro de Londrina para incentivar a doação de sangue. Já os alunos de Medicina Veterinária estão programando um Mutirão de combate à Dengue e a arrecadação de pacotes de ração para cães e gatos, que serão doados à ONG SOS Animal. 

Outra atividade envolve o curso de Design de Moda, que fará oficinas de modelagem, costura e estamparia para a confecção de uniformes para as crianças da Casa de Maria. Estudantes de Arquitetura e Urbanismo vão fazer a pintura e decoração do setor de pediatria do Hospital Universitário (HU). Os calouros receberão tintas e demais materiais para revitalizar o local com o tema "Mundo". A programação inicial da Semana de Recepção aos Ingressantes já está disponível no site da Prograd (www.uel.br/prograd/recepcao). 

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) também proíbe qualquer manifestação estudantil que configure agressão física, psicológica, moral ou outra forma de constrangimento ou coação, a quem quer que seja, no âmbito da universidade. Além disso, a instituição incentiva a prática de atividades socioculturais por parte dos veteranos, oferecendo apoio e espaço para as atividades. 

continua após publicidade

Anualmente, os cursos de graduação da Unicentro realizam ações de integração entre calouros, veteranos e comunidade, chamadas de “trote solidário”. “No ano passado, os acadêmicos do curso Turismo, ministrado no câmpus de Irati, realizaram um evento com palestras, oficinas e brincadeiras para a comunidade do bairro Lagoa. Foram arrecadados mais de 100 quilos de alimentos, roupas e brinquedos, que foram encaminhados para doação”, disse a professora Paula Grechinski. 

Na Universidade Estadual de Maringá (UEM) a Semana da Integração terá o mote ummundomelhor#começacomvocê, com palestras a partir do dia 19, embora o ano letivo tenha início apenas no dia 23 de fevereiro. O valor do respeito e da promoção humana orientam todas as ações. No câmpus sede, a programação vai conjugar ações lúdicas, artísticas e de cuidado com a natureza com palestras, mesas redondas e distribuição de materiais informativos sobre vários serviços municipais. 

continua após publicidade

O objetivo é familiarizar os novos alunos com os ambientes universitário e comunitário desde o primeiro dia de aula. As mesas-redondas, que serão apresentadas de manhã e à noite em dois horários, irão debater os seguintes temas: respeito à diversidade, conhecimentos sobre drogas e políticas de juventude, respectivamente nos dias 23, 24 e 25. O reitor Mauro Baesso irá proferir a aula magna para os estudantes. Uma trilha ecológica-cultural dentro do câmpus, teatro, atividades artísticas e o Trote Solidário complementam a programação. 

“Estamos propondo uma acolhida que preza pelo respeito, pelo cuidado e pela gentileza. Para nós, receber estes alunos é uma alegria muito grande e foi com este espírito que a Semana da Integração foi pensada e será realizada”, diz Verônica Müller, diretora de Extensão da UEM. Segundo ela, os casos de violência que possam ocorrer serão recebidos por uma comissão de justiça restaurativa, que terá a incumbência de intermediar o denunciante e o denunciado, além de, se for o caso, encaminhar a denúncia aos órgãos competentes. 

Na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) o trote aos calouros que iniciam as atividades acadêmicas no dia 2 de março será substituído por uma campanha de arrecadação de livros infantis e adultos, que serão doados para o projeto Livros de Mão em Mão promovendo a leitura do Rotary Club da Cango de Francisco Beltrão. Nos demais câmpus as atividades ficam a cargo da coordenação de cada curso. 

Na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), os alunos que iniciam a vida acadêmica no dia 23 de fevereiro terão uma programação diferenciada organizada por cada curso.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Universidades estaduais do Paraná promovem trote solidário"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!