Geral

Ao menos 7 pessoas se ferem durante Festa de San Fermín

Da Redação ·
Toureiro Francisco Marco é ferido na arena; ao menos sete se ferem durante Festa de San Fermín, em Pamplona
fonte: Vincent West/Reuters
Toureiro Francisco Marco é ferido na arena; ao menos sete se ferem durante Festa de San Fermín, em Pamplona

Duas pessoas foram chifradas por touros e outras cinco sofreram variados tipos de ferimentos hoje na Festa de San Fermín, na cidade espanhola de Pamplona, durante a qual touros violentos são soltos pelas ruas. Alguns toureiros também se feriram na arena durante a festa, entre eles o espanhol Francisco Marco, que quase teve a orelha cortada.

continua após publicidade

O mais grave dos feridos é um espanhol de 22 anos atingido por uma chifrada no tórax. Uma segunda vítima -- um britânico de 43-- foi atingida por um chifre na perna esquerda, mas está em melhor condição, de acordo com o médico Fernando Boneta, do Hospital de Navarra.

Outras cinco pessoas também foram hospitalizadas devido a ferimentos de menor gravidade --em sua maior parte fraturas ou hematomas que sofreram quando corriam pelas ruas.

continua após publicidade

Os hospitalizados incluem um americano de 48 anos, um israelense de 33 e um espanhol, de acordo com o governo local. Outros dois espanhóis foram atendidos no local e liberados.

Ontem, um australiano de 18 anos fraturou três vértebras e continua hospitalizado em estado grave, de acordo com o jornal "El Diario", que o identifica como Nicholas Ward, de Melbourne.

Também ontem, um americano ficou ferido durante outro evento da festa, após ser ferido pelo chifre de uma vaca de cerca de 180 quilos.

continua após publicidade

Dezenas de pessoas ficam feridas durante a festa todos os anos. Chifradas geralmente causam os ferimentos mais graves e são amplamente noticiadas pela imprensa.

O Parlamento catalão vota em 28 de julho uma lei que proíbe as touradas. Se aprovada, será a segunda região espanhola a adotar o veto. A primeira foi as ilhas Canárias, em 1991.